playlist Music

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DAVE BRUBECK CELEBRARÁ 50º ANIVERSÁRIO DE “TIME OUT”


Há cinquenta anos Dave Brubeck lançou o disco “Time Out” pela Columbia Records. Agora ele celebrará este marco com três performances no “The Blue Note” em Nova York de 27 a 30 de Novembro. Atuando com Brubeck estarão seus antigos companheiros Bobby Militello no saxofone,clarinete e flauta; Michael Moore no baixo e Randy Jones na bateria.

Brubeck tinha obtido algum sucesso comercial com o álbum “Jazz at Oberlin”, mas a reação do público com “Time Out” foi além das expectativas dos músicos e do selo. “Time Out” foi gravado em 1959 com, talvez, o seu mais famoso grupo composto por Paul Desmond no sax, Eugene Wright no baixo e Joe Morello na bateria. Quase imediatamente após o lançamento o álbum veio a ser um sucesso, coisa rara para uma gravação de jazz. O sucesso foi impulsionado por duas músicas: “Take Five” de Desmond, que é bem intricada, e veio a ser uma das composições mais tocadas no repertório jazzístico e “Blue Rondo ala Turk” de Brubeck, baseada, em parte, em uma melodia folclórica turca , e veio a ser um “standard”. Estas canções apareceram nas máquinas que tinham músicas gravadas acionadas por moedas, instaladas em bares, ao longo dos Estados Unidos. No dias atuais, “Take Five” é, praticamente, a única canção do estilo “straight-ahead jazz”, que é executada nas estações de rádio “ Smooth Jazz”. A banda, realmente, encerrou suas atividades em 1967. O grupo excursionou pelo mundo, e Brubeck veio a ser conhecido como embaixador do jazz. Não importava onde ele se apresentava , se em um campus universitário ou em uma embaixada no Oriente Médio, as platéias pediam para ouvir “Time Out”.

Em reconhecimento à passagem de meio século deste lançamento, a “Sony/Legacy” divulgará uma edição especial com três discos de “Time Out” com a sua edição original completa, que foi remasterizada pela primeira vez em 1997, um CD de oito performances ao vivo, nunca lançadas, gravadas no “Newport Jazz Festival” nos anos de 1961,1963 e 1964, e um DVD com um documentário de 30 minutos sobre a gravação de “Time Out”, com uma entrevista exclusiva de Brubeck, várias performances antigas e muito mais.

Uma semana depois, em 06 de Dezembro, em seu 89º aniversário, Brubeck será homenageado no “Kennedy Center” como parte da sua prestigiosa Noite de Gala.

Fonte: JazzTimes / Lee Mergner

Nenhum comentário: