playlist Music

domingo, 15 de novembro de 2009

J. D. ALLEN TRIO - SHINE (Sunnyside Records [2009])


È impossível ser um impostor na jogada em que o J.D. Allen's Trio está participando. A gama de suas composições ainda podem fazer sucesso ou ser tristemente esquecidas.

Afortunadamente, ele lançou um segundo disco no formato de trio.

“Shine” segue a parceria estabelecida em “I AM I AM (Sunnyside, 2008)”. Allen compõe e seu trio atua em curtas performances de três, quatro e cinco minutos.

Seu conceito é atuar pesada e rapidamente com uma ferocidade que pode ser encontrada em algum lugar próxima da interseção entre John Coltrane e Sonny Rollins, mas igualmente tributário de Dewey Redman e Pharoah Sanders. O baixista Gregg August e o baterista Rudy Royston estão na retaguarda desta gravação, demonstrando inequivocamente a competência da gravação anterior. Royston, um poderoso baterista nos moldes de Elvin Jones, é seguro no diálogo com Allen. Ele abre o disco com um trovejante solo antes do registro alto do tenor de Allen surgir no que poderia ser, ao se ouvir depois, um solo de Coltrane, talvez, uns 50 minutos de um grande trabalho de composição. Allen e grupo partilham o filé em meros dois minutos e meio.

Esta brevidade em solos leva-os ao topo. Ainda, as compactas apresentações nunca são incompletas ou abreviadas. Mesmo a faixa curta, uma suave balada tocada tristemente, completa seu sentido sem se alongar. A composição de Allen , "East Boogie (Kolby's Theme)", é uma variação de "Ramblin" de Ornette Coleman e a blueseira "Angel" apresenta uma concisa pegada ao redor do trabalho esperto do baixo de August. A invocação de "Se'lah" poderia ter sido parte de “A Love Supreme (Impulse!, 1964)” de John Coltrane para o século XXI, seguindo belamente o fim da faixa, uma determinação de um estado de amor.

Um sério concorrente para o álbum do ano, mais uma vez.

Faixas: Esre!; Sonhouse; Conjuration Of Angels; Marco Polo; Shine!; The Laughing Bell; East Boogie (Kolby's Theme); Ephraim; Angel; Teo (Ted's Theme); Se'Lah; Variation.

Músicos: J.D. Allen: saxofone tenor; Gregg August: baixo; Rudy Royston: bateria.

Fonte : All About Jazz / Mark Corroto

Nenhum comentário: