playlist Music

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

JOE MORRIS BASS QUARTET – HIGH DEFINITION (HATOLOGY)


Apesar de Joe Morris permanecer como um dos mais singulares músicos que utilizam a guitarra elétrica, ele adicionou o baixo ao seu arsenal. Neste instrumento ele foca linhas mais simples e propósitos específicos, impulsionando e persuadindo seus companheiros, fortalecendo o ritmo e ressaltando inexatas estruturas harmônicas. Morris alterna-se entre linhas sucessivas e pequenas, mas intricadas, passagens. Em alguns momentos dos solos, sua adoração pelo som do baixo remete a como ele foi inspirado por instrumentos de cordas africanos.

Nota-se que em “High Definition” é como se Morris buscasse ficar invisível na fluidez do grupo, particularmente com o baterista Luther Gray. Juntos eles repartem uma pulsação impertubável. O saxofonista Allan Chase e o cornetista Taylor Ho Bynum complementam a banda, com uma clara mas não imitativa sonoridade do quarteto de Ornette Coleman. O líder compôs oito variados temas, alguns com a pegada animada do post-bop, outros movendo-se lentamente em uma brilhante abstração. Em todo caso, Chase e Bynum encontram um profundo nível de interação, com os altos e baixos das composições ou a intricada tensão gerada pela severidade melódica sendo impulsionados pelos toques do cornetista e suas inesperadas aparições.

Faixas: 1. Skeleton;2. Morning Group; 3. Land Mass; 4. Topics; 5. Bearing
6. All-In-One; 7. Super Spot ; 8. The Air Has Color

Músicos: Joe Morris(baixo);Taylor Ho Bynum(cornet, trompete, flugelhorn); Allan Chase( saxofones alto, barítono e soprano); Luther Gray (bateria).

Fonte : Downbeat / Peter Margasak
Coração: * * * * (Muito Bom)

Nenhum comentário: