playlist Music

domingo, 29 de novembro de 2009

MIROLASV VITOUS - REMEMBERING WEATHER REPORT (ECM Records [2009])


Superficialmente, “Remembering Weather Report” possui pouco em comum com o supergrupo “fusion” que o baixista checo Miroslav Vitous co-fundou no início dos anos 70 com o tecladista Joe Zawinul e o saxofonista Wayne Shorter, antes de ser removido da fronteira do grande sucesso comercial. “Weather Report” foi decididamente um grupo eletrificado. Vitous tem o perfil mais acústico e realmente, musicalmente, não parece nos marcantes álbuns iniciais do Weather Report, incluindo a estréia no entitulado WR de 1971 e o disco seguinte de 1972, “I Sing the Body Electric”, ambos lançados pela Columbia. Porém vai além da superfície e há um espírito intrépido que homenageia de forma grandiosa do que a maioria dos outros tributos.

No início do “Weather Report” o lema era “todo mundo sola, ninguém sola”. Era uma democrática assertiva completamente igualitária e independente. Com uma seção rítmica com tempo não convencional, ao menos nos anos iniciais, onde a real ligação entre os dois grupos distanciam-se aproximadamente em 40 anos. Com um quarteto composto pelo trompetista italiano Franco Ambrosetti, o saxofonista tenor Gary Campbell e pelo baterista Gerald Cleaver, sendo os dois últimos participantes do disco premiado do baixista ,“Universal Syncopations II (ECM, 2007)”, com a participação especial do excelente Michel Portal no clarinete baixo em três faixas. Vitous tem um grupo realmente igualitário e sua forte pegada, especialmente no arco, não busca dominar a maioria dos eventos. Ainda, com um distintivo dedilhar das cordas e lirismo natural tal qual o seu rival sueco, o baixista Anders Jormin, cuja habilidade faz o seu instrumento cantar, Vitous nunca soou tão distintivo, tão bom.

Iniciando com um tributo a Shorter,Vitous referencia a velha conhecida composição do saxofonista "Nefertiti", mas apenas tangenciando-a. Seu relacionamento com o intuitivo Cleaver é cinético, com os metais e as palhetas recobrindo o tema de Shorter e a alternância do arco e do pizzicato de Vitous, criando um turbulento incremento interativo sem demonstrar virtuosismo, mesmo que não haja problema com a maestria de cada executante. "Variations on Lonely Woman" está mais afeita a clássicos de Ornette Coleman, com múltiplos segmentos agindo como pontos de suporte para o grupo. Esta exploração cria maravilhosas combinações sonoras, especialmente quando o arco do baixo, o saxofone tenor, o trompete e o clarinete orbitam em torno dela. Finalmente,crescem juntos em uma melodia icônica.

Vitous homenageia, também, Zawinul em "Semina" referenciando o recentemente falecido clássico tecladista europeu, uma característica que continua inspirando a música de Vitous através de sua carreira, mesmo quando Zawinul , cedo, passou à pegada funkeada e para o estilo composicional “world music”. Um dueto com Portal em "Surfing With Michel" é um ponto alto de “Remembering Weather Report” por causa da simples linearidade dos instrumentos, apesar dos acordes dedilhados de Vitous,vividamente expondo suas qualidades, com Vitous cuidando para manter o tempo e produzir vôos livres decorativos em resposta direta às idéias igualmente não limitadas de Portal.

Aquela busca por uma referência mais direta com o inspirador pode desapontar, mas só para aqueles que relembram o espírito original. “Remembering Weather Report” é um álbum em que a premissa original do “Weather Report” tem lugar firme neste século XXI no contexto do espírito contemporâneo da improvisação e empática interação.

Faixas: Variations on W. Shorter; Variations on Lonely Woman; Semina; Surfing With Michel; When Dvořàk Meets Miles; Blues Report.

Músicos: Franco Ambrosetti: trompete; Gary Campbell: saxofone tenor; Miroslav Vitous: baixo; Gerald Cleaver: bateria; Michel Portal: clarinete baixo (1, 2, 4).

Fonte : All About Jazz / John Kelman

Nenhum comentário: