playlist Music

terça-feira, 24 de novembro de 2009

SERVIÇO POSTAL NORTE-AMERICANO VENDE CD DE JAZZ


Se você despendeu algum tempo em sua agência de serviço postal ultimamente, você deve ter observado um pequeno cartaz vermelho no balcão informando sobre um CD de jazz. Na verdade, você não deve ter sido informado da parte jazzística do produto porque ,claro, ele não diz que é um CD de jazz. Nós todos sabemos quão perigosas podem ser estas vendas. O CD “Letters to Santa” está sendo vendido exclusivamente em postos selecionados do serviço postal ou através do seu “site”. Graças à especial parceria com o “Concord Music Group”, a compilação tem decididamente um toque jazzístico com participações de Nat King Cole, Diana Krall, Rosemary Clooney, Natalie Cole e Boney James. E está vendendo. A venda no varejo não está morta.

O projeto foi idealizado por Gregg Field, que é um renomado produtor, bem como um parceiro da Concord. Field expôs que a ideia surgiu em razão do seu sogro, Henry Mancini, na foto, ter sido homenageado em um selo em 2004. Com o sucesso de vendas da Concord na Starbucks, algo o despertou. “Veio-me o pensamento que poderíamos fazer alguma coisa com o Serviço Postal. Claro que não é o lugar mais especial do mundo, com pessoas esperando em filas. Mas eu sabia que se você põe alguma coisa boa diante das pessoas, elas compram”.

O primeiro projeto que a Concord produziu especificamente para o Serviço Postal foi uma compilação, “Charlie Brown Christmas”, há três anos atrás. Foi um sucesso, porém a gravadora e a instituição tinham outros projetos em curso, e não houve uma imediata continuidade. Field, subsequentemente, apresentou, ao Serviço Postal, a execução de um projeto para suportar o selo dedicado a Ella Fitzgerald,chamado “Letters From Ella”, porém não foi adiante devido a mudanças funcionais na instituição. Assim a Concord lançou o álbum comercialmente. Field tinha em mente que brevemente faria outro CD para os Correios . Neste ano, quando esteve em Washington, DC, para um trabalho junto à ASCAP, Field resolveu fazer novo contato com o Serviço Postal sobre outro projeto. Desta vez houve interesse.

Gary Thuro, gerente de licenciamento do “U.S. Postal Service”, reconheceu que a proposta estava conceitualmente conectada à missão da organização. “Para nós ajudará na consolidação dos artistas e da música tradicional”, declarou Thuro.“Está bem alinhada com o que fazemos”. O Serviço Postal quer um produto exclusivo.“Sim, é importante que o produto seja feito exclusivamente para os Correios”, acrescentou Field. “Duas das canções da compilação são novas. Uma é “Merry Christmas, Darling” com Natalie Cole e a outra é uma gravação feita com Monica Mancini e Dave Koz.”

Thuro não se sentiu perturbado quando eu mencionei que muitos de nós passamos muito tempo nas filas dos Correios, o que para ele é um mercado apropriado para esta cativa e, às vezes, chateada platéia. “Nós sabemos que é uma compra impulsiva”, Thuro disse. “As pessoas não vêm ao Serviço Postal para comprar CDs, porém é um grande CD por um grande preço.Com as pessoas vindo para enviar presentes, nós vemos isto como uma compra natural. Elas podem comprar um cartão de congratulações e adicionar à sua remessa”.

Mas onde está o atrativo?. Porque não vender doces e revistas? Ou o livro “Post Office” de Charles Bukowski? Bem, esqueça isto, mas o que fez este projeto se encaixar bem?. “Realmente tem que estar afinado com o que fazemos. Anteriormente tínhamos feito CDs relacionados com nossos selos para o jazz, blues e cantores clássicos. Com nosso programa “Letters to Santa”, isto pareceu uma correlação natural”. E Thuro explicou que o Serviço Postal também foi afetado pela crise econômica como qualquer outro negócio. “Nós sempre procuramos novas maneiras de gerar receitas”, ele afirmou.

Vamos falar de números. Thuro confirmou que o Serviço Postal comprou 170.000 cópias de “Letters to Santa” da Concord e prevê vendê-las em 60 dias. Eles estão sendo vendidos em 9.800 das 36.000 agências com a distribuição baseada naquelas que têm maior movimento. “Letters to Santa” alcançou nesta semana a terceira posição na lista de jazz da Billboard . Field está surpreso e gratificado com a venda da compilação, que atingiu a marca de 12.000 unidades na primeira semana. “Nós estamos na parada de sucesso apenas abaixo de Whitney Houston e acima de Kenny Chesney. Você acredita nisto?”.

Faz você imaginar se Field descobriu alguma fórmula mágica para vender álbuns de jazz.“Você sabe que não é uma má ideia” declarou , brincando. Ao menos eu penso que ele estava . Atualmente, Field e Thuro têm planos para novos projetos em conjunto. Uma compilação de Ella Fitzgerald para o dia dos namorados ,”Love Letters From Ella”. A fila não pode esperar.

Nós estamos imaginando se Thuro está começando a se sentir como um executivo da A&R com artistas e produtores entupindo sua caixa de mensagem. “Não, eu não estou com esta bola toda. Eu tenho, entretanto, um disco de ouro na minha parede”, declarou rindo. “ É da banda de "indie-rock “Postal Service”. Parece que a banda teve especial autorização para utilizar o nome, em parte porque eles demonstram apreciação pelo “U.S. Mail” conforme as mudanças feitas em suas canções e na criatividade dos seus membros. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar.

O custo de “Letters to Santa” é de apenas U$9.99, livre de imposto. Se a agência dos Correios local não possuir o CD, o interessado pode adquirí-lo pelo site do serviço postal.

Seguem as faixas de “Letters to Santa”

1. Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow—Michael Bublé
2. The Christmas Song—Nat King Cole
3. Sleigh Ride—Diana Krall
4. The Christmas Waltz—Frank Sinatra
5. Merry Christmas, Darling—Natalie Cole
6. Christmas Time Is Here (from A Charlie Brown Christmas)—Vince Guaraldi
7. Just Like Me—Vanessa Williams
8. Santa Claus Is Coming to Town—Ray Charles
9. White Christmas—Rosemary Clooney
10. O Tannenbaum—Boney James
11. Delivering Christmas (from Letters to Santa)—The Muppets
12. It’s the Most Wonderful Time of the Year—Erich Kunzel & The Cincinnati Pops Orchestra
Bonus Track: I’ll Be Home for Christmas—Monica Mancini and Dave Koz

Fonte : JazzTimes / Lee Mergner

Nenhum comentário: