playlist Music

sábado, 5 de dezembro de 2009

CONCERTO BENEFICENTE PARA CHARLES FAMBROUGH


Amanhã, 6 de Dezembro, amigos e companheiros do baixista da Filadélfia,Charles Fambrough,(na foto), se reunirão no “Clef Club” daquela cidade para tocar sua música e homenagear o legado de Fambrough, que atuou com Art Blakey, McCoy Tyner,Wynton Marsalis e Branford Marsalis dentre outros, e tem problemas renais, sendo submetido a hemodiálise. O concerto servirá para ajudar a família de Fambrough a custear as despesas médicas. Entre os artistas convidados estão John Blake, Jr., Joe Ford, Orrin Evans, Mike Boone, Justin Faulkner, Jason Shatil, Dwayne Burno, Denise King, Duane Eubanks dentre outros.

O concerto é o primeiro de uma série chamada “The Philadelphia Artist Deserving of Wider Recognition Concert Series” e foi organizada pelo pianista Orrin Evans, um nativo da Filadélfia, que tem homenageado artistas, frequentemente pouco conhecidos, com extensivas publicações em sua página do Facebook. Orrin Evans disse que a decisão sobre o concerto veio porque ele queria aumentar a conexão entre o presente e o passado do jazz na Filadélfia. “Eu queria fazer algo especial para saudar os músicos jazzistas da Filadélfia” declarou Evans. “Eu adoro as famílias Eubanks e McBride, mas parecem, às vezes, que são os únicos a serem celebrados por aqui. Nós nem sempre fazemos nossas homenagens. Eu imaginei que era o tempo certo para iniciar e com Broski [apelido de Fambrough], que tem sido importante para músicos jovens.”.

Quando Evans encontrou Fambrough pela primeira vez, estava trabalhando como consultor musical para um clube na Filadélfia chamado “Blue Moon Café” sendo responsável pelos preparativos e pela parte sonora. “Foi também pela primeira vez que encontrei Ralph Peterson, Uri Caine e Steve Wilson. Eles tocariam com o baixista Kevin Bruce Harris, mas Charles o substituiu. Eu não poderia crer que repentinamente eu era o responsável pela sonorização de grandes músicos. Eu estava nos ares”. Desde aquele tempo os dois tocaram juntos em numerosos shows nas proximidades de Filadélfia, bem como desenvolveu uma grande amizade com Sean Jones e uma parceria musical.

Fambrough é, talvez, mais conhecido, como baixista na banda de Art Blakey que teve os irmãos Marsalis como participantes. Ele tocou muito com Wynton e Branford. Foi, também, membro do grupo de McCoy Tyner, que tinha seus companheiros da Filadélfia, John Blake no violino e Joe Ford no saxofone. Blake e Ford atuarão no concerto beneficente no “Clef Club”. Evans disse que a primeira parte do concerto será com a banda da casa com John Blake, Joe Ford, Shatil (e Evans) no piano, Mike Boone no baixo e Justin Faulkner na bateria , que apresentarão composições de Fambrough. A outra parte será uma celebração da música que vários artistas partilharam durante anos.

Evans planeja continuar com estes concertos para homenagear muitos dos músicos da Filadélfia do passado, que não tiveram reconhecimento. “Parte da razão disto, deve-se à necessidade de possibilitar a estas pessoas não só a exposição a uma grande audiência, mas apresentá-los a jovens músicos , que não tiveram chance de vê-los. Eu tive bastante sorte de ver gente como Shirley Scott, Arthur Harper e Billy James. Eu quero que músicos jovens conheçam pessoas como Bootsie Barnes e Edgar Bateman. Esta é uma grande forma de fazer isto.”

O concerto beneficente ocorrerá, nesse domingo, entre 15h e 18h. Os ingressos custarão $15 e toda a renda será revertida para a família de Fambrough.

Fonte :JazzTimes / Lee Mergner

Nenhum comentário: