playlist Music

domingo, 13 de dezembro de 2009

JOEL HARRISON - URBAN MYTHS (HighNote Records [2009])


Um elemento chave na história de Joel Harrison é o que se chama de jazz eletrificado dos anos 70. Assim, este esperto e inventivo guitarrista oferece sua própria reconsideração sobre a música campeoníssima há aproximadamente 40 anos atrás.

Esta é uma poderosa e intensa música, mas tem um senso de execução que mantém os ingredientes bem harmonizados. A gravação inicia com uma pegada que parece emergir de um nevoeiro — a curiosa atmosfera do início repentinamente desenvolve-se no que Harrison chama de “pegada circular” e a mantém hipnoticamente pulsante graças ao excelente solo do violinista Christian Howes e do saxofonista David Binney, suportado por um ritmo “religioso” do baterista Jordan Perlson, do baixista Stephan Crump e do pianista Daniel Kelly.

Na extraordinária exibição das variações de "Straight No Chaser", a composição de Monk aparece em meio a texturas funk e sérias notações composicionais. Há, também, o saxofonista Binney em conjunto com o trompetista Ambrose Akinmusire, o tenorista Jerome Sabbagh e o trombonista Corey King.

Harrison amorosamente homenageia um ícone novaiorquino, o falecido proprietário Queva Lutz do famoso 55Bar , na marcantemente bela "Last Waltz for Queva". Com um trabalho brilhante da guitarra, a faixa passa a ser um espécie de “country”, hino do “rhythm 'n' blues”.

Estas músicas demonstram deliciosamente que a “eletrificação”, jazz, sensibilidade clássica coexistem poderosamente na música de Harrison.

Faixas: You Must Go Through A Winter; 125 and Lenox; Mood Rodeo; Last Waltz for Queva; Straight No Chaser (variations); Between the Traveler and the Setting Sun; Urban Myths; High Expectations Low Return.

Músicos: Joel Harrison: guitarra; David Binney: saxofone alto; Christian Howes: violino; Daniel Kelly: teclados; Stephan Crump: baixo acústico; Jordan Person: bateria; Fima Ephron: baixo elétrico (2, 8); Ambrose Akinmusire: trompete (4, 5, 7); Corey King: trombone (4, 5, 7); Jerome Sabbag: saxofone tenor (4, 5).

Fonte: All About Jazz / Donald Elfman

Nenhum comentário: