playlist Music

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

JOHN PATITUCCI TRIO – REMEMBRANCE (CONCORD)


Quem disse que três é charmoso?. Há muito a ser dito para aqueles momentos em que o trio de John Patitucci não está agindo sozinho em “Remembrance”, uma sessão intimista de estúdio que encontra o veterano baixista, compositor, líder de grupo, colaborando com o saxofonista Joe Lovano e o baterista Brian Blade.

Tome “Scenes From an Opera” como exemplo. É uma performance que não estaria próxima de ser evocativa ou melancólica sem a inspiração da cellista Sachi Patitucci, esposa do baixista, ou “Meditations”, um dos quatro arranjos de “Remembrance” espertamente acentuado pelo percussionista Rogerio Boccato. Então, também, há que considerar a faixa título, uma homenagem solo a Michael Brecker, onde Patitucci utiliza, de forma melancólica e inesquecível, o baixo elétrico de seis cordas e o baixo de seis cordas piccolo.

Claro, nada há para dizer que o sentimento de equipe de Patitucci, Lovano e Blade não alcança o que promete. “Remembrance” deve ser dedicado, como Patitucci expõe nas notas do disco, “a companheiros músicos que nos inspiraram recentemente e para aqueles que, não só recentemente, partiram para outro mundo”, porém é apenas raramente um encontro solene. A performance do trio capitaliza a grande química do grupo, cada componente com luz própria, começando com a ritmicamente e harmonicamente enviezada “Monk/Trane”; o errante passeio de “Sonny Side”, uma esplêndida demonstração do robusto e irrequieto saxofone tenor de Joe Lovano; e “Blues for Freddie”, a vívida saudação postbop composta, como todas as músicas aqui, por Patitucci. Quando chega o acento regional, entretanto, nada prova ser mais saboroso que a adição de Boccato para a performance em quarteto de “Messaien’s Gumbo.”

Faixas : 1. Monk/Trance; 2. Messaien's Gumbo; 3. Sonny Side; 4. Meditations;
5. Mali ; 6. Scenes From an Opera; 7. Blues For Freddie; 8. Safari; 9. Joe Hen;
10. Play Ball;11. Remembrance

Músicos: John Patitucci (baixo); Sachi Patitucci (cello);Joe Lovano (clarinete alto, saxofone tenor); Brian Blade (bateria); Ruggerio Boccato (percussão).

Data de Lançamento: 04 de Agosto de 2009

Fonte: JazzTimes / Mike Joyce

Nenhum comentário: