playlist Music

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NICOLAS THYS - VIRGO (Pirouet Records [2009])


Conteúdo leve, misturas e individualidade pode fazer muito para uma variada sessão de música. O baixista Nicolas Thys nos traz isto com todas as faixas autorais em “Virgo”. Thys é originário de Bruxelas, Bélgica. Seus primeiros instrumentos foram o piano e a flauta, mas aos 13 anos de idade ele mudou para o baixo elétrico. Através dos anos, ele recebeu várias prêmios na cena jazzística Europeia e atuou em diversas regiões, em seus principais eventos, incluindo “North Sea” e “Montreux”. Ele tem atuado como acompanhante com uma diversidade de astros, entre eles Mark Turner, Dave Liebman, Zap Mama e Toots Thielemans. Sua banda para “Virgo” é composta pelo tenorista Chris Cheek, pelo pianista Jon Cowherd, pelo guitarrista Ryan Scott e pelo baterista Dan Rieser.

"Disco Monkey" inicia com Cowherd atuando prazeirosamente, moderadamente tranquilo, junto a Rieser no alto dos pratos e Thys. Gradualmente, Cheek e Scott vêem. Uma vez a banda reunida, é como se os componentes estivessem em suas próprias zonas. Em uma breve melodia a guitarra e o sax atuam em dueto. A canção, então, reverte para um som em direção quintúpla, antes de retornar à melodia outra vez. Para trás e para a frente ela vai até uma passagem intermediária, onde Cowherd mistura seu ritmo inicial com um solo inspirado no “free”, acompanhado não apenas sutilmente por Rieser e Thys. Os solos de Cheek aparecem bem.

"Lucky Loser" é uma faixa agradável. A firmeza de Rieser nos pratos ajuda a enfatizar a liderança de Cheek. Cowherd envereda por um solo extenso com ampla assistência da guitarra, baixo e bateria. Cheek toca na maioria das vezes nos registros mais altos, dando ao tenor um sentimento de sax alto modificado. O solo de Thys é acompanhado muito suavemente pelo piano e pela bateria.

A canção título é lenta, uma peça tristonha que representa a marca de Thys. Como eles fazem em diversas faixas, Cheek e Scott mesclam a liderança antes de atuar em dueto. Scott aparece um pouco mais quando a canção progride, finalmente liderando-a com um belo solo. Enquanto Thys parece satisfeito em apenas acompanhar, Cheek, Cowherd e Rieser são muito ativos, particularmente Rieser. As coisas amenizam consideravelmente com Cowherd e Cheek fora da linha de frente na canção final.

As seis faixas de “Virgo” duram aproximadamente uma hora de audição. Com 7min54seg, "Disco Monkey" é a faixa mais curta, que dá aos músicos amplo tempo para mostrar as suas habilidades nos solos, bem como sua interatividade. E eles o fazem com competência.

Faixas: Disco Monkey; 99 Ocean; Lucky Loser; It’s Been a While; Virgo; G Brazil.

Músicos: Chris Cheek: saxofone tenor; Jon Cowherd: piano; Ryan Scott: guitarra; Nicolas Thys: baixo; Dan Rieser: bateria.

Fonte : All About Jazz / Woodrow Wilkins

Nenhum comentário: