playlist Music

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PONCHO SÁNCHEZ – PSYCHEDELIC BLUES (Concord Picante)


É curioso o que Poncho Sánchez escolheu para entitular seu 24º álbum para a Concord Picante, “Psychedelic Blues”. O nome retirado da terceira faixa do disco traz imagens do rock dos anos 60 como “Cream” e Hendrix atuando noite adentro em extenuantes apresentações em alto volume, enquanto luzes pulsam atrás deles. Mas aquilo não é o que você obtém da versão do blues psicodélico de Sánchez – não de todo. Realmente , o percussionista e líder de orquestra homenageia os clássicos da Motown e Stax R&B, conforme exposto no álbum “Outa Sight” de 2003 e “Raise Your Hand” de 2007, dentro da forma purista e com arranjos firmemente ancorados na tradição do jazz latino, que ele vem executando a perfeição ao longo da sua carreira.

“Cantaloupe Island” de Herbie Hancock posiciona-se na linha de frente , ancorado pelo trombone de Francisco Torres e pelo trompete de Ron Blake por um lado e pela guitarra de Andrew Synoiec e o órgão de David Torres por outro. A ebuliente “Crisis” de Freddie Hubbard, com o trompetista convidado Arturo Sandoval, e “Silver’s Serenade” de Horace Silver com uma pegada de mambo, fortalece a credencial de álbum de jazz, mas são as faixas mais diretamente ligadas ao “Latin Jazz” que fazem mais sucesso.

“Willie Bobo Medley”, consistindo de “I Don’t Know”, “Fried Neck Bones”, “Some Homefries” e “Spanish Grease”, homenageia o falecido percussionista, enquanto relembra Santana do início da carreira. As duas peças finais, “Delifonse” de Sánchez e Francisco Torres e a salsa do “bandleader” cubano Rene Touzet, “Con Sabor Latino”, apresenta a poderosa competência de Sánchez na percussão e o completo entrosamento da banda.

Faixas : 1. Cantaloupe Island; 2. Crisis; 3. Psychedelic Blues; 4. Willie Bob Medley: I Don't Know/Fried Neck Bones and Some Homefries/Spanish Grease; 5. Grand Central;6. Slowly but Surely; 7. Silver's Serenade;8. The One Ways; 9. Delifonse;10. Con Sabor Latino

Músicos : Poncho Sánchez (vocais, congas,percussão); Andrew Synoiec (guitarra); Javier Vergara (saxofones alto e tenor); Ron Blake (trompete, flugelhorn); Francisco A. Torres (trombone); David Torres(piano, Hammond b-3); Joey De Leon, Jr. (bongôs, percussão, “backing vocal”); Alfredo Ortiz (bongôs, percussão); George Ortiz (timbal); Tony Banda ( “backing vocal”).

Data de Lançamento : 29 de Setembro de 2009

Fonte: JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: