playlist Music

domingo, 3 de janeiro de 2010

THE MONTEREY QUARTET – LIVE AT THE 2007 MONTEREY JAZZ FESTIVAL (MJF Records)


Enquanto não estão disputando a hegemonia no epicentro do cenário artístico de Nova York , algumas das mais fortes músicas mostram força longe dela. Tomemos por exemplo dois dos mais finos álbuns de jazz de 2009, o do “Monterey Quartet” , “Live at the 2007 Monterey Jazz Festival”, e do “SFJAZZ Collective” , “Live 2009”, ambos com ligação direta aos historicamente fortes festivais de jazz da “West Coast”, o “Monterey Jazz Festival” e o “San Francisco Jazz Festival”, respectivamente.

Um brilhante exemplo entre as grandes estrelas participantes, é o “Monterey Quartet’, brilhante e coeso grupo formado pelo baixista Dave Holland, o saxofonista tenor Chris Potter, o baterista Eric Harland e o pianista Gonzalo Rubalcaba, unidos pelo diretor do Monterey Jazz Festival - MJF, Tim Jackson, para o evento celebratório do 50º aniversário deste evento. Como este lançamento da gravação feita ao vivo nos relembra, a exibição da banda foi a mais brilhante atuação do programa do festival.

No disco gravado ao vivo, a soma das partes e o delicado equilíbrio das individualidades dos componentes do grupo buscam soar verdadeiras. Holland e Potter, claro, têm um natural relacionamento, em razão dos anos que trabalham juntos, e a versatilidade de Harland cai perfeitamente na empatia que os envolve. Estruturando o programa há odes de coesão, inquietude emocional e intensidade coletiva na “Treachery” de Harland e em “Ask Me Why” de Potter. Holland, um surpreendente compositor, apresenta seu acento latino em “Step to It” e na vibração lenta da balada “Veil of Tears.” A atuação e as composições de Rubalcaba são estelares. Ele injeta seu toque especial de romantismo e virtuosismo e cede ao grupo sua lenta e suntuosa composição “Otra Mirada” e “50”, um tema “funkeado”. Uma curta temporada no verão norte-americano no ano passado reacendeu alguma magia do quarteto, sendo Rubalcaba substituído por Jason Moran, mas o 50º aniversário do MJF foi o seu zênite.

Faixas : 1. Treachery ; 2. Minotaur; 3. Otra Mirada; 4. Step to It ; 5. Maiden; 6. 50;
7. Veil of Tears; 8. Spoken Introduction;9. Ask Me Why.

Músicos:Dave Holland(baixo);Gonzalo Rubalcaba (piano);Chris Potter (saxofones);
Eric Harland (bateria)

Fonte: JazzTimes / Josef Woodard

Nenhum comentário: