playlist Music

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TRIBUTO A KENNY BURRELL


No próximo dia 26 de Janeiro, a “Recording Academy”, que apresenta o Grammy, homenageará Kenny Burrell, na foto, em um evento especial a poucos dias da transmissão da entrega do prêmio. O “Grammy Salute to Jazz” ocorrerá no “Grammy Museum” em Los Angeles e terá como anfitriões personalidades da rádio “KJAZZ”, Tommy Hawkins e Bubba Jackson.

Burrell atuará junto com Hubert Laws, Anthony Wilson e um conjunto de bandas reunidas no “Grammy Jazz Ensembles”, que são compostas por 28 músicos do ensino médio selecionados nos Estados Unidos . Durante o evento, Burrell receberá o prêmio “The President’s Merit Award” pelas suas realizações e contribuições para o jazz e a comunidade musical.

Anthony Wilson, um guitarrista digno de nota, declarou : "Estou honrado em ser convidado para tocar “Kenny's Sound”, uma música do clássico disco de Kenny Burrell, onde ele atua com Jimmy Smith , “Blue Bash, no tributo do Grammy”.

Wilson, filho do líder de orquestra e arranjador Gerald Wilson, tem um conexão pessoal com Burrell. "Eu era um adolescente, quando encontrei Kenny Burrell pela primeira vez e começei a ouví-lo tocar ao vivo em diversas ocasiões. Eu realmente não conseguia compreendê-lo naquela época" expôs Wilson. "Mais tarde, em 1997, começei a realizar minhas próprias gravações, e Kenny era muito encorajador para mim, inclusive, convidou-me para substituí-lo em algumas ocasiões como professor na UCLA. Imagino que estava em teste, porque eu passei a fazer parte da faculdade no ano seguinte. Assim foi por mais ou menos 10 anos, e eu via Kenny ao menos duas vezes na semana durante o ano escolar, bem como nos concertos na área de Los Angeles".

Para Wilson, a performance neste tributo é uma pequena maneira de devolver tudo o que ele absorveu do guitarrista ao longo dos anos. "Eu aprendi muito com Kenny Burrell, e seu toque incorpora todas as mais fundamentais qualidades que aspiro ter em minha atuação. Como em muitos dos grandes músicos, o centro do mundo musical de Kenny é sua pegada,com força, tranquila, nunca áspera, e pode ser identificada em um instante. Há autoridade rítmica e harmônica em cada linha que ele toca , e ele é um completo melodista. Suas improvisações são inventivas, bem constituídas e, surpreendentemente, nunca dentro de um modelo prévio, sempre se desenvolvendo de forma coerente , belamente balançada. Ele é um dos grandes tocadores de blues dos últimos cem anos. mas tem uma interpretação de blues completamente livre de clichés, que foi um ponto de referência para mim. Como um guitarrista que lidera uma “big band” , eu sempre admirei o trabalho de incorporação da voz da guitarra como solista em qualquer contexto . Finalmente, há um maravilhoso som amplificado, simultaneamente pungente e caloroso , invejavelmente consistente não importa que equipamento esteja tocando: meu modelo para um perfeito som na guitarra elétrica no jazz".

Wilson declarou sobre o legado de Burrell: "Enquanto o jazz continua a mudar e criar uma nova imagem ao longo do tempo, claro que regularmente com nova perspectiva visionária efetuadas por artistas que assumem seus próprios lugares na comunidade, um músico como Kenny Burrell produz uma indelevel marca para a música. Como os jovens músicos desejosos de expandir e aprofundar seus trabalhos olham o passado para identificar influências e heróis, eles podem obter em artistas como Kenny, poderosas e duradouras lições de como se mover para frente".

Infelizmente , este evento para Burrell é apenas para convidados. Entretanto, a ”Recording Academy” tem mais atividade jazzística a ser apresentada, incluindo performances da “Grammy Jazz Ensembles” na “GRAMMY In The Schools Live! – A Celebration of Music & Education”. Distinto do tributo a Burrell, a noite será aberta para o público e mostrará as bandas , com alunos do “GRAMMY Camp” e da “GRAMMY Signature Schools” com os convidados especiais Mindi Abair, Brian Culbertson e o indicado para o GRAMMY, Boney James em 27 de Janeiro no “Doubletree Guest Suítes” em Santa Monica, Califórnia. As bandas oferecerão outras performances públicas no “Spaghettini Italian Grill & Jazz Club” com James Moody como convidado no dia 28 de Janeiro.

Para sorte destes jovens ocupados no projeto, haverá uma performances no 20º Aniversário do tributo do “MusiCares® Person of the Year” em 29 de Janeiro, que homenageará Neil Young. No final de tudo, as bandas gravarão um CD nos dias 29 e 30 de Janeiro pela “Capitol Recording Studios”, graças à generosidade da “EMI Music Group”. Calma, ainda não acabou!. As bandas estarão na 52ª cerimônia anual do GRAMMY no dia 31 de Janeiro com convidados da “The Recording Academy” e atuarão na “GRAMMY Celebration After Party”.

As bandas estarão sob a direção de Justin DiCioccio da “Manhattan School of Music”, da Dra. Leila Heil da “Colorado State University” e do Dr. Ron McCurdy da “University of Southern California Thornton School of Music”.

Fonte : JazzTimes /Lee Mergner

Um comentário:

Érico Cordeiro disse...

Caros amigos da Sojazz,
Postei uma resenha em homenagem ao Burrell lá no jazz + bossa.
Quando tiverem um tempinho, dêem uma passadinha por lá, ok?
Abração!