playlist Music

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DOMINICK FARINACCI – LOVERS, TALES & DANCES ( KOCH Records [2009])


O apelo de massa de gravações de jazz não necessariamente compromete seu valor ou integridade artística. Simplesmente significa que o artista tem que possuir a maestria para superar a difícil tarefa de balancear a criatividade com a parte comercial. O trompetista Dominick Farinacci faz isto em seu álbum “Lovers, Tales & Dances”.

Farinacci soa um pouco com o mesmo lirismo de Clifford Brown, entretanto sem a mesma extensão, maestria e fluidez. Algumas músicas aludem gravações com cordas e com cantoras feitas por Brown. As faixas com arranjos de cordas são um pouco embebidas em melosidade, mas o trompete de Farinacci as resgata do lado mundano através das suas brilhantes improvisações. O número vocal é reminiscente do disco “Helen Merrill with Clifford Brown (Emarcy, 1954)”, porém a cantora Hilary Kole não tem a intensidade emocional de Merrill. O líder, uma vez mais, eleva esta faixa, se não for o ponto alto do CD, está no nível onde nada soa for a do lugar, apesar de pouco adicionar ao conjunto.


A escolha do repertório reflete o balanço entre a criatividade artística e o apelo popular. Canções variam desde "Ne me quitte pas" de Jacques Brel e "Libertango" de Astor Piazzolla ao standard de Billie Holiday, "Don't Explain" e "Lonely Woman" de Ornette Coleman, que representam os reais destaques do disco.

A banda inclui Joe Lovano, Kenny Barron e Lewis Nash, mas a despeito de estar em companhia destes mestres, Farinacci não só mantém o controle como permanece como a voz dominante , interagindo com sucesso com estes veteranos durante o trabalho em grupo.


Apesar de poucas falhas, como arranjos de cordas melosos, um número vocal mediano e o estilo ainda debutante do líder, este é um trabalho promissor de um artista, que se mantiver a força aqui demonstrada, deverá vir a ser um dos pilares do jazz em futuro próximo.


Faixas: Don't Explain; Libertango; Estate; Vision; Ne Me Quitte Pas; E Lucevan Le Stelle; Erghen Diado (Song Of Shopsko); Silent Cry; Love Dance; Bibo No Aozora; Lonely Woman; The Theme From The Pawnbroker.


Músicos: Dominick Farinacci: trompete, flugelhorn; Joe Lovano: saxofone tenor ; Joe Locke: vibrafone; Kenny Barron: piano; James Genus: baixo; Marc Johnson: baixo; Lewis Nash: bateria; Jamey Haddad: percussão; Hilary Kole: vocal; Guilherme Monteiro: guitarra; Rich DeRosa: maestro para cordas e instrumentos de sopro.


Fonte : All About Jazz / Hrayr Attarian

Nenhum comentário: