playlist Music

domingo, 4 de abril de 2010

JEREMY PELT – MEN OF HONOR (HighNote Records [2010])


O título do trompetista agitador Jeremy Pelt “Men of Honor” refere-se aos membros do seu quinteto que, como seu líder neste disco, estão entre os 30 principais músicos neo-bop no jazz atual. Este álbum segue ao seu aclamado lançamento anterior, "November", pela MAXJAZZ, que marcou a estreia deste quinteto acústico, e veio no calcanhar de uma série de lançamentos que explorava a vibração eletrificada de Miles Davis dos anos 70.

Tido durante anos como uma das estrelas ascendentes do jazz, Pelt tem obtido elogios por seu vertiginoso virtuosismo, que tem evocado comparações com ícones do trompete como Clifford Brown, Lee Morgan e Freddie Hubbard, bem como pelo seu cuidadoso e cerebral enfoque para a música. Apesar de, aqui, ele ser o homem claramente em foco,” Men of Honor” é uma gravação focada na banda com todos os participantes do grupo contribuindo com composições (Pelt compôs quatro das canções) e todas as cinco vozes são ouvidas distintamente e insistentemente ao longo do disco.

O grupo de Pelt é uma das coisas mais raras no jazz, um trabalho de banda, e a familiaridade e comunicação instantânea que vêm do longo tempo que tocam juntos é evidente. J.D. Allen é um parceiro perfeito na linha de frente, seu som rico no sax tenor oferece um suave contraponto ao incisivo trompetista, com vívida entonação. A seção rítmica formada pelo pianista Danny Grissett, pelo baixista Dwayne Burno e pelo poderoso baterista Gerald Cleaver é tão dinâmica como qualquer outra do jazz atual.

Entre as faixas destacadas estão a pomposa abertura "Backroad" de Burno, a energética ode de Pelt para seu novo filho, "Milo Hayward" e a romântica "Without You" de Grissett que encerra o disco. A maioria das músicas estão sob a rúbrica do post-bop, mas algumas, como "Danny Mack" de Pelt, movem-se para outro lado, com Grissett martelando acordes dissonantes enquanto Pelt e Allen solam furiosamente.

Aos 33 anos, Pelt está apenas começando a vir a ser ele mesmo. “Men of Honor” em sua maturidade, é um satisfatório lançamento para marcar e um grande meio de começar 2010 dentro do jazz.


Faixas: Backroad; Milo Hayward; Brooklyn Bound; Danny Mack; From a Life of the Same Name; Illusion; Us/Them; Without You.

Músicos: Jeremy Pelt: trompete; J.D. Allen: saxofone tenor; Danny Grissett: piano; Dwayne Burno: baixo; Gerald Cleaver: bateria.

Fonte : All About Jazz / Joel Roberts

Nenhum comentário: