playlist Music

sábado, 10 de abril de 2010

REFLECTIONS – MARK COLBY Origin Records [2009])


" Reflections", o oitavo CD como líder ou co-líder de um dos mais subavaliados tesouros da área de Chicago, o saxofonista tenor Mark Colby, é um tributo, como ele registra, para " as coisas que me moldaram e me moveram quando eu era apenas uma criança", bem como para os amigos, família e artistas que nutriram o seu crescimento e serviram como catalisador para que ele viesse a ser um músico. A gravação em estúdio é dedicada ao pai de Colby, "que me iniciou em minha jornada aos oito anos" e para o seu modelo inicial, o tenorista Johnny Griffin, que faleceu em 25 de Julho de 2008.

"Desafinado" é dirigido a outro de seus mentores originais, Stan Getz, que se tornou seu amigo quando era adolescente e o ajudou a construir sua pegada no saxofone tenor, quando lhe apresentou a música brasileira. Atualmente, as abstrações de Colby apresentam um inegável caráter "Getziano", mesmo que o som seja puro Colby. Ao lado dele está um quarteto de alto nível para "Desafinado" composto pelo guitarrista Mike Pinto, pelo baixista Eric Hochberg e pelo baterista Bob Rummage. Em outras faixas, Colby utiliza o pianista Jeremy Kahn para incrementar o grupo; é acompanhado só por Hochberg e Rummage em "Myth Mary's Blues", "Like Someone in LFve" de Johnny Burke/Jimmy van Heusen's e "Over the Rainbow" de Harold Arlen/E.Y Harburg. Há três convidados especiais—o saxofonista alto Phil Woods, o trompetista Bob Lark e o pianista Ron Perillo—que ajudam a abrilhantar a tranquila "Squires Parlor" de Phil Woods.

Junto a "Myth Mary", composta para sua esposa, Colby escreveu "Reflections" e "Caroline's Romp", esta presumivelmente para sua filha (ou neta). Completando o programa estão "Close Enough for Love" de Johnny Mandel, a caprichosa "Blues Connotation" de Ornette Coleman e uma encantadora balada da Broadway,"So in Love", composta por Cole Porter para o musical "Kiss Me, Kate", que é uma segunda composição dedicada a esposa de Colby. Os solos de Kahn são compenetrados em "Reflections", "So in Love" e "Caroline's Romp". Pinto em "Desafinado" e "Blues Connotation"—mas ninguém mais do que Colby, que faz cada nota e frase brilhar suavemente como a luz do sol na água. Enquanto ele permanece mais ou menos desconhecido além de sua base em Chicago, cedo ou tarde a mensagem de Colby, certamente, será espalhada, e a mensagem é brilhante.

Faixas: Close Enough for Love; Myth Mary's Blues; Reflections; Desafinado; Like Someone in Love; Blues Connotation; So in Love; Caroline's Romp; Over the Rainbow; Squires Parlor.

Músicos: Mark Colby: saxofone tenor; Jeremy Kahn: piano (1, 3, 7, 8); Ron Perillo: piano (10); Mike Pinto: guitarra: (4, 6); Eric Hochberg: baixo; Bob Rummage: bateria; Bob Lark: flugelhorn (10); Phil Woods: saxofone alto (10).

Fonte : All About Jazz / Jack Bowers

Nenhum comentário: