playlist Music

quinta-feira, 6 de maio de 2010

BRANDON WRIGHT – BOILING POINT (Posi-Tone)


No mar derivado de Chris Potter e Mark Turner emerge o saxofonista Brandon Wright – um músico tradicionalista que está na mesma frequência vernacular de executantes do mainstream, tais como Michael Brecker e Eric Alexander.


Por fim, este disco de estreia de Wright, “Boiling Point” é um intenso álbum tradicional de jazz, apresentando uma seleção de composições originais e standards. A faixa de abertura “Freeman” é um blues em rápido andamento reminiscente de “Song for Bilbao” de Michael Brecker completamente dentro da linha de McCoy Tyner e usando o esquema de expressão do pianista David Kikoski e da brilhante maneira de usar o címbalo do legendário baterista Matt Wilson. Seguindo a melodia angular executada em uníssono por Wright e pelo trompetista Alex Sipiagin, a dupla lança-se em ardentes solos post-bop que estabelecem o tom para o resto do álbum.


A faixa título é outra em rápido andamento, que alterna entre tempos de breque, suíngue e seções latinas, e tem a improvisação misturada com a melodia. Wright assoma o centro do palco outra vez, apresentando sua brilhante entonação e linhas angulares, todas navegando na difícil forma de 26 compassos com tranquilidade. Entre os originais estão “Odd Man Out” uma peça modal à la Wayne Shorter (imagine uma interseção entre “Witch Hunt” e “Fee-Fi-Fo-Fum”), e “Drift” em atmosfera de valsa.


Dos três standards , o belo dueto em rubato entre Wright e Kikoski em “Here’s that Rainy Day” é o destaque . Suas versões da conhecida “You’re My Everything” e de “Interstate Love Song” do grupo de rock americano “Stone Temple Pilots”, permanecem dentro da intensividade da proposta apresentada .


Não há dúvida do imenso talento de Wright e da sua destreza como instrumentista. É revigorante ouvir um jovem saxofonista que não sucumbiu ao culto dos David Binneys e Seamus Blakes da vida, além de ser saudável ouvir um músico que está buscando sua própria voz. Esta deve ser uma crítica excessiva, entretanto, já que Wright tem só 27 anos de idade (um fato apresentado em seu website). Considerando que ele já está tocando em alto nível, Wright é definitivamente alguém a ser observado.


Faixas : 1.Free Man 6:40; 2. Drift 5:37; 3. Odd Man Out 7:59; 4. Boiling Point 5:58; 5. Here's That Rainy Day 8:00; 6. Castaway 9:15; 7. Interstate Love Song 5:12; 8. You're My Everything 6:31


Músicos : Brandon Wright (saxofone); Alex Sipiagin(trompete);David Kikoski (piano); Hans Glawischnig (baixo); Matt Wilson (bateria).


Fonte : JazzTimes / Jonathon Goldman

Nenhum comentário: