playlist Music

sábado, 15 de maio de 2010

CEDAR WALTON - VOICES DEEP WITHIN (HighNote Records [2009])


Desde 2001, as regulares idas de Cedar Walton ao legendário estúdio Englewood Cliffs de Rudy Van Gelder para a HighNote tem resultado, consistentemente, em algumas das mais finas gravações do jazz mainstream . Em “Voices Deep Within” ele continua a tradição, mais uma vez demonstrando a vitalidade e a persistência desta música. A despeito da sua crescente popularidade e aclamação da crítica, tendo obtido o título de Mestre do Jazz pela NEA, Walton ainda não foi elevado ao seu merecido lugar no panteão dos maiores pianistas do jazz, ao lado do mais antigo Horace Silver, a quem ele sucedeu no Art Blakey's Jazz Messengers, e no pouco mais jovem McCoy Tyner, a quem precedeu em gravações com John Coltrane. E, entretanto, este disco, improvavelmente, lhe trará a fama que seu talento autoriza, mas será prazeiroso para seus fãs e novos ouvintes, que passarão a apreciar sua qualidade artística.

Walton, um prolífico e prodigioso compositor de memoráveis melodias, um arranjador de incomum originalidade e um pianista com uma sonoridade e estilo imediatamente identificáveis, está, aqui, em sua melhor forma. Ele divide a sessão entre versões levemente alteradas do trabalho com seu trio (com Buster Williams substituindo seu baixista regular David Williams e Willie Jones III na bateria ocupada anteriormente por Kenny Washington, Lewis Nash e Joe Farnsworth, desde a morte do velho companheiro Billy Higgins) e com um quarteto (com Vincent Herring trocando seu costumeiro saxofone alto para tocar o tenor). O som “agridoce” do saxofonista é ouvido satisfatoriamente em quatro faixas, começando com a faixa título. Uma composição suingante e brilhante de Walton, que relembra seu álbum “Eastern Rebellion” com George Coleman ou Bob Berg.

As faixas com trio, com leituras relaxadas em "Memories Of You" de Eubie Blake e na própria composição do líder em "Dear Ruth", bem como o enfoque romântico em "Over The Rainbow" e "Naima", apresentam o lirismo do baixo de Williams e o notável trabalho maduro de Jones com as escovinhas, aliado à misteriosa habilidade de Walton em colocar novas nuances em material familiar. O excelente exemplo do disco é um retrabalho de "Another Star", uma excitante performance que brilha no enfoque harmônico, melódico e genial ritmo do pianista, com uma misteriosa introdução que faz o clássico de Stevie Wonder parecer seu. O tenor de Herring suinga melodicamente nesta e em mais duas faixas em quarteto. A música do líder "Something in Common" e "No Moe" de Sonny Rollins complementam magnificamente o belo som do trio.

Faixas : Voices Deep Within; Memories of You; Another Star; Dear Ruth; Something in Common; Over the Rainbow; Naima; No Moe.

Músicos: Cedar Walton: piano; Vincent Herring: saxofone tenor; Buster Williams: baixo; Willie Jones III: bateria.

Fonte: All About Jazz / Russ Musto

Nenhum comentário: