O primeiro álbum do trompetista e produtor Fabio Morgera foi “Take One (Red Records)” lançado em 1988. Aclamado em Nápoles e a partir do corrente ano habitante de Nova York , Morgera fez vários discos notáveis nas décadas de 1990 e 2000. Como líder em “Slick (Red Records, 1999)” e “Colors (Red Records, 2002)”; como acompanhante no álbum de J.D. Allen, “In Search Of (Red Records, 1999)” , e com o grupo Red Stars no CD “Red Stars (Red Records, 2004)”. Morgera também produziu os discos “ In Search Of “ e “ Pablo Bobrowicky” para o “New York Connections”.
Utilizando um trivial septeto, Morgera produz menos que uma pequena big band e mais de uma densa colaboração. Isto é ilustrado na prolixa introdução tonal para "Canzone Appassiunata" que vai direto e firmemente à vida urbana com um sabor europeu. "Reginella" é melancólica , uma peça em círculos com Morgera usando surdina, com o pianista Craig Hartley e o vibrafonista Christos Rafalides demonstrando um suave e agradável suporte para o trompetista. A entonação de Rafalides é picante e redonda em seu expressivo toque, além de ser romântico. Hartley atinge uma área mais aguda em seu solo, sua mão direita busca uma harmonia tranqüila, enquanto sua mão esquerda mantém o curso. E assim segue o resto do recital: inteligente, caloroso e convidativo
Morgera tem metódica e inteligentemente construído uma sólida carreira no jazz que o levou a “Neapolitan Heart”, sua gravação mais cosmopolita. Ele tira da sua nativa Itália aqueles elementos que frequentemente introduz a coloração latina. Uma percussão complexa, com arpejos descendentes e ritmos de danças populares estão nas peças mais rápidas, enquanto o flugelhorn melancólico de Morgera e o vibrafone de Rafalides estão em consonância nas baladas (o encerramento com "Luntane" é um bom exemplo).
O foco de Morgera é firme e claro em “Neapolitan Heart”, e o álbum é enriquecido pelo seu considerável talento na produção e seu fino senso melódico.
Faixas: O Paese d'o Sole; Canzone Appassiunata; Reginella; Vomero; Tu Ca Nun Chiagne; Vesuvius; Na Sera e Maggio; Caruso; Funiculi Funicula; Luntane.
Músicos: Fabio Morgera: trompete, flugelhorn; Stacy Dillard:saxofones tenor e soprano ;Gary Valente: trombone; Jason Jackson: trombone; Christos Rafalides: vibrafone; Craig Hartley: piano; Gregg August: baixo; Gianluca Renzi: baixo; Enoch Jamal Strickland: baterista.
Fonte : All About Jazz / C. Michael Bailey
Nenhum comentário:
Postar um comentário