playlist Music

quarta-feira, 26 de maio de 2010

KURT ROSENWINKEL – REFLECTIONS (Word of Mouth Music [2010])


Kurt Rosenwinkel alcançou uma boa reputação pelo seu toque agressivo na guitarra, que é ritmicamente astuto e harmonicamente exploratório, um talento utilizado junto a Mark Turner e Brad Mehldau, bem como com o produtor de hiphop Q-Tip. Com “Reflections” ele controlou seus, às vezes, divergentes impulsos para apresentar uma inusual coletânea de standards e músicas de Thelonious Monk e Wayne Shorter, que estão quase todas em tempo de balada com um forte suporte e interação com o baixista Eric Revis e o baterista Eric Harland.

A primeira coisa a chamar a atenção é o som de guitarra de Rosenwinkel, inconfundívelmente amplificado, mais luminoso que só as sutilíssimas alterações e ótimos dedos poderiam encontrar, tão rico que vem como um choque quando Rosenwinkel as aplica em algumas arriscadas sucessões de notas. A forma como é apresentada "Reflections" de Monk demonstra o tom do CD, uma respeitosa leitura que breve encontra sua própria harmonia e a linguagem do grupo, um senso incipiente do blues e um diálogo entre os três músicos que é aparente na tranqüilidade de Rosenwinkel, com os altos registros atrás do solo de baixo de Revis.

Cada repentino e polido detalhe no toque de Rosenwinkel, cada passagem dos acordes parece cantar a serviço de um lirismo de supremo desabafo. Isto está aparente na brilhante efervescência de "You Go To My Head" e em "The Fall" de Shorter impulsionada por uma suave batida de samba. Rosenwinkel dá a "More than You Know" um humor ambivalente com uma abertura improvisada que alterna uma coloração sombria e acordes reflexivos com curtas emissões de notas, que traz luminosidade.

O único original do programa é "East Coast Love Affair" , uma longa composição de Rosenwinkel que foi a faixa título de seu disco de estréia em 1996 . Começando com uma introdução desacompanhada, há uma certa clareza que funde um senso de ordem barroca com uma imaginação harmônica que pode sugerir Satie ou Scriabin. Aproximadamente, em dez minutos, este deve ser o ponto alto deste brilhante CD.

Faixas: Reflections; You Go To My Head; Fall; East Coast Love Affair; Ask Me Now; Ana Maria; More Than You Know; You've Changed.

Músicos: Kurt Rosenwinkel: guitarra; Eric Revis: baixo; Eric Harland: bateria.

Fonte: All About Jazz / Stuart Broomer

Nenhum comentário: