playlist Music

terça-feira, 4 de maio de 2010

MORRE O TROMBONISTA ROB McCONNELL


Rob McConnell (na foto), canadense, trombonista de válvula, arranjador e líder de orquestra, faleceu no dia 01 de Maio em decorrência de um câncer no fígado. Ele tinha 75 anos.

Robert Murray Gordon McConnell nasceu em 14 de Fevereiro de 1935 em London, Ontario. Ele estudou música com uma variedade de artistas de jazz e professores, incluindo Don Thompson, Maynard Ferguson e Gordon Delamont.

McConnell foi, talvez, mais conhecido como líder da banda “Boss Brass”, uma duradoura orquestra que lançou cerca de uma dúzia de gravações e atuou em clubes de jazz, teatros e festivais ao redor do mundo. Originalmente formada em 1968, o grupo, também, acompanhou vários artistas , como Mel Tormé. Muitos dos mais aclamados músicos do Canadá passaram por sua banda , como Ed Bickert, Don Thompson, Terry Clarke, Ian McDougall, Moe Koffman, Sam Noto, Guido Basso e Rick Wilkins.

Ao longo dos anos, o grupo foi nominado para vários Grammy e a três Juno. McConnell também liderou o Rob McConnell Tentet com o qual gravou numerosos discos. McConnell era muito orgulhoso das suas bandas e dos seus músicos. A maioria dos seus discos tinham suas notas escritas por ele, que as utilizava para escolher e elogiar seus companheiros de banda e colaboradores.

McConnell foi conduzido ao Canadian Music Hall of Fame em 1997 e foi nomeado um membro da Order of Canada em 1998.

Ross Porter, antigo radialista canadense e presidente da JAZZ.FM, disse sobre McConnell: “Um dos nossos maiores talentos para a música. Sua estatura, talento e importância o coloca na galeria dos jazzistas canadenses como Oscar Peterson. Ele um era profissional consumado, com a difícil tarefa de preparar arranjos na mais alta ordem e .... ser um excelente trombonista.”

Em memória de sua vida e carreira, a JAZZ.FM91 de Porter apresentou uma programação especial na noite da segunda-feira , 3 de maio, com um programa de uma hora de duração entitulada Rob McConnell: The Boss of the Boss Brass extraído da JAZZ.FM91's Canadian Jazz Documentary Series. Em seguida, foi apresentada uma performance da Rob McConnell and The Boss Brass, chamada "One More Time", gravada no Old Mill Inn em Dezembro de 2008.

Neil Portnow, presidente da Recording Academy, divulgou este comunicado sobre McConnell e seu legado: "Três vezes vencedor do GRAMMY, Rob McConnell foi um verdadeiro inovador no gênero do jazz. Um trombonista, líder de orquestra, compositor, arranjador , educador musical, exerceu diversas funções e todas contribuíram para o corpo do seu trabalho e sua devoção pela música que amava. Seu senso de contador de estórias e humor impulsionaram sua dinâmica carreira, que será lembrada e apreciada por gerações que virão. Nossas sentidas condolências vão para sua família, seus amigos e para que os apreciavam a sua música".

Fonte: JazzTimes / Lee Mergner

Nenhum comentário: