playlist Music

quinta-feira, 20 de maio de 2010

THELONIUS MONK INSTITUTE OF JAZZ NA CHINA



O Thelonious Monk Institute of Jazz, em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos apresentou 10 dias de educação jazzística e performances em excursão à China. Este tour marcou a primeira visita do Instituto a este país e apresentou a dezena de milhares de pessoas, jovens e adultos, o jazz, a maior contribuição musical norte-americana para o mundo.

Herbie Hancock e Dee Dee Bridgewater lideraram a excursão. Eles foram acompanhados por seis talentosos estudantes da faculdade (Monk Fellows), que frequentam o Thelonious Monk Institute of Jazz Performance, que tem nível de graduação universitária, vinculado à Loyola University New Orleans. Estes estudantes, que atuam como o Thelonious Monk Institute Ensemble, recebem bolsas completas e estudos regulares e atuação com os mais completos músicos de jazz.

O grupo liderou uma aula especial para jovens músicos no Centro Nacional de Artes de Pequim no dia 10 de Maio. Eles atuaram no Forbidden City Concert Hall na noite da terça-feira, 11 de Maio . Adicionalmente os músicos apresentaram-se em concertos nos dias 13 e 14 de maio no Entertainment Hall of the Shanghai 2010 Expo. Estes concertos foram um presente dos Estados Unidos para o povo chinês e cidadãos do resto do mundo que estiveram na exposição.

O diretor do Instituto, Herbie Hancock, relembrou : "Esta excursão à China representa nosso contínuo credo em trabalhar com jovens músicos de toda a parte do globo. Música sempre serviu como uma ponte entre diferentes culturas e nenhuma arte musical é mais efetiva como ferramenta diplomática do que o jazz".

Esta excursão à China foi a mais recente de uma série de ações internacionais nos campos diplomático, cultural e educacional realizadas pelo Instituto e pelo Departamento de Estado norte-americano desde 1995. Os programas passados incluíram viagens a sete países da África ; Índia e Tailândia; Chile, Argentina e Peru; Egito; e Vietnam. O Instituto também tem parceria com as Nações Unidas , durante três anos. para apresentações no Dia Internacional da Filosofia, evento apresentado pela UNESCO. Mais recentemente, em 2009, os estudantes do Instituto acompanharam Martin Luther King, III, Herbie Hancock, Dee Dee Bridgewater, Chaka Khan, Terri Lyne Carrington, George Duke, junto com uma delegação do Congresso liderada pelo parlamentar John Lewis e pelo ex-embaixador das Nações Unidas, Andrew Young ,em um tour do Departamento de Estado à India comemorando o 50º Aniversário do Dr. Martin Luther King, Jr. e a histórica viagem de Coretta Scott King à Índia para estudar o movimento de não-violência de Gandhi.

Fonte : JazzTimes

Nenhum comentário: