playlist Music

terça-feira, 22 de junho de 2010

DAVID MURRAY AND THE GWO kA MASTERS – THE DEVIL TRIED TO KILL ME (Justin Time Records [2009])


Este bloco animado de festa global, do saxofonista David Murray, mistura ebulientes ritmos africanos com funk e jazz, trouxe uma banda incrementada por dois mestres que integram a Gwo ka (baterista e vocalista guadalupenho), algum vigoroso soul urbano do pianista/vocalista Sista Kee, e a renomada voz do blues Taj Mahal. “The Devil Tried To Kill Me” é o terceiro lançamento de Murray com o Gwo ka Masters, seguindo o bem sucedido "Gwotet (Justin Time)" de 2004, uma gravação que também apresenta um ícone da avant-garde , o saxofonista Pharoah Sanders.

Registrado em Pointe-a-Pitre, a maior cidade de Guadalupe, a gravação é uma celebração empática do passado orgulhoso da ilha e do atrativo presente — relembrando sua história de escravidão, luta e independência antes da integração com a França (cerca de 1794). A música é impulsionada pela batida nativa da Gwo ka drums, vocais inspiradores e letra que fala de vida, como Murray expressa nas notas do disco, ..."música que aponta o futuro."

A batida do coração do Gwo ka é inconstestável, começando com "Kiama For Obama", que tem a pulsação crescendo febrilmente pela batida da bateria e vozes de Klod Kiavue e Francois Ladrezeau com os outros membros da banda improvisando sobre o tema contagiante. A cadência lenta em "Africa" na forma pungente como Taj Mahal interpreta a letra amorosa e restabelecendo a beleza do continente e do seu povo, com Murray ecoando o sentimento através do seu caloroso solo.

O funk vem pesado na super-pungente "Southern Skies", tratada com uma dose dupla de letra blueseira por Taj Mahal e vigorosa exposição dos versos pela multi-talentosa , natural de São Francisco, Sista Kee. A banda pega fogo. O tenor de Murray voa livre , seguido por Christian Laviso e as guitarras super aquecidas de Herve Samb. A faixa título é outro estonteante funk com Sista Kee contando uma estória humorada (letra de Ishmael Reed) de uma libertação do ciberespaço norte-americano.

"Congo" e "Canto Oneguine" são influenciadas pelo Afropop que dão prosseguimento à batida agitada da gravação, como o Gwo ka masters providencia os fervorosos versos de chamadas e respostas para a incessante atuação da banda. Há uma edição de versões para rádio de "Southern Skies" e "Africa" para aqueles que gostam de versões curtas , porém são redundantes. Seria melhor ter mais canções, especialmente com Sista Kee e Taj Mahal. Despreocupadamente , David Murray e Gwo ka masters criaram outro estupendo lançamento que faz a viagem para Guadalupe uma extraordinária jornada.

Faixas: Kiama For Obama; Africa; Southern Skies; The Devil Tried To Kill Me; Congo List Canto Oneguine; Southern Skies (Radio Edit); Africa (Radio Edit).

Músicos: David Murray: saxofone tenor, clarinete baixo; Taj Mahal: vocal (2, 3); Sista Kee: vocal (3, 4); Jaribu Shahid: baixo elétrico; Renzel Merrit: bateria; Klod Kiavue: ka bateria, vocais; Francois Ladrezeau: ka bateria, vocais; Rasul Siddik: trompete; Christian Laviso: guitarra; Herve Samb: guitarra.

Fonte : All About Jazz / Mark F. Turner

Nenhum comentário: