playlist Music

domingo, 27 de junho de 2010

GERI ALLEN – FLYING TOWARD THE SOUND (Motema Music [2010])


Uma das mais destacadas pianistas do jazz moderno, Geri Allen exibe uma profundidade musical que une lirismo e alma. Quer liderando um trio com seus estimados companheiros, Charlie Haden e Paul Motian, no lançamento que é um marco, "Live at the Village Vanguard (DIW, 2000)", ou homenageando uma ignorada matriarca do jazz , a pianista Mary Lou Williams, com “Zodiac Suite: Revisited (Mary Music, 2006)”, Allen é uma instrumentista e compositora constantemente gravitando através de novos desafios.

Este é o caso de “Flying Toward the Sound” , uma suite de piano solo em oito partes, que ganhou força após Allen ter recebido, em 2008, a bolsa John Simon Guggenheim para composição musical. Inspirada em três grandes pianistas—Herbie Hancock, Cecil Taylor e McCoy Tyner— o projeto reverencia o espírito da música deles, ainda que evite a mera cópia. Ela imprime seu próprio curso na jornada, que é enigmática, complexa em seus movimentos e sempre envolvida com a visão de Allen como eloquentemente expressa: "Não é a exibição de transcrições. É mais como uma refração de admiração e amor que eu tenho pelos meus ídolos".

A suíte é repleta de vigor cerebral das composições e improvisações de Allen. Cada movimento é prismático—momentos baladescos, grandeza e abstracionismo estão contidos na belíssima faixa de abertura, dedicada a Tyner. Notas rápidas forjam movimentos em cascatas, massa sonora e fluxo rápido em "Red Velvet In Winter (para Hancock)" e colorida improvisação de blues/swing em "Dancing Mystic Poets in Twylight (para Taylor)".

Sugestões e espiritualidade são prevalentes em "God's Ancient Sky" a peça mais atrativa em dezesseis minutos onde as teclas viajam sobre uma variada sonoridade. Reflexões pessoais são encontradas em "Faith Carriers of Life", dedicada às mães e em "Your Pure Self (Mother To Son)" para seu filho, cada uma exprimindo a ampla inventividade e sensibilidade da pianista em sua essencial pegada suingante.

Um presente adicional enriquece o CD, com três pequenos excertos do filme Refractions , da cineasta Carrie Mae Weems, que colaborou no projeto. Jazz tem sido considerado como uma "música que caminha sobre um fio sem rede de proteção". “Flying Toward the Sound” de Allen efetivamente encaixa-se nesta descrição — arriscada, vulnerável e inovadora.


Faixas: Flying Toward The Sound; Red Velvet In Winter; Dancing Mystic Poets At Midnight; GOD's Ancient Sky; Dancing Mystic Poets At Twylight; Faith Carriers Of Life; Dancing Mystic Poets At Dawn; Flying Toward The Sound (Reprise); Your Pure Self (Mother To Son).

Músico: Geri Allen: piano.

Fonte : All About Jazz / Mark F. Turner

Nenhum comentário: