playlist Music

segunda-feira, 5 de julho de 2010

FRANCESCO CAFISO QUARTET – ANGELICA (Cam Jazz [2009])


“Angélica” reivindica uma posição como um trabalho de um excelente quarteto — saxofone alto e seção rítmica — justo como o perfeito início , não com a composição de Duke Ellington que é a canção título, mas com a gema de Billy Strayhorn , "A Flower is a Lovesome Thing". O saxofonista e prodígio , Francesco Cafiso, com apenas dezenove anos quando esta música foi apresentada, ignora a máxima "nunca inicie com uma balada", provando que você não deve sempre deixar a sabedoria convencional predominar. É maravilhosa, terna a exploração de um tema familiar, com a seção rítmica iluminando, flutuando em torno do deliberado e reverente tratamento que Cafiso dá à melodia.

"Angelica" , a outra música do repertório de Ellington apresentada, é executada com despreocupada bravata, efervescendo, com um estilo latino suportando o líder , que injeta uma pitada de murmúrio do Cotton Club na canção.

Cafiso compôs quatro músicas para o disco. O ponto alto destas é "Scent of Sicily", uma melancólica e abstrata canção com sentimento pairando sobre ela. A música de Cafiso é afiada e penetrante diante de um acompanhamento excessivo e pleno de nuances. "December 26" , outra composição de Cafiso, realça o brilho do toque do teclado do pianista Aaron Parks em um curto , mas brilhante solo, salpicando cores brilhantes para um acompanhamento de um energético solo de Cafiso em uma melodia sinuosa.

“Peace” de Horace Silver explora a beleza tranquila de um ritmo vagaroso, apresentando, mais uma vez, Parks em outra concisa aparição solo. "Why Don't I" de Sonny Rollins com seu tempo arrastado mostra Cafiso em apresentação em trio, acompanhado pelo baixista Ben Street e pelo baterista Adam Cruz, soando bem livre dentro de um estilo dos anos sessenta de Rollins, soprando suave uma chama blueseira.

Cafiso encerra o álbum com uma meditativa canção de Nello Toscano, "Winter Sky". O saxofonista e a banda dão à música um tom meditativo, enredando-a com três minutos e meio de pura beleza.

Angelica é uma fina introdução para um excelente saxofonista em ascensão.

Faixas: A Flower is a Lovesome Thing; King Arthur; Angelica; December 26; Peace; Scent of Sicily; Waiting For; Why Don't I; Winter Sky.

Músicos: Francesco Cafiso: saxofone alto; Adam Cruz: bateria; Aaron Parks: piano; Ben Street: baixo.

Fonte : All About Jazz / Dan McClenaghan

Nenhum comentário: