playlist Music

terça-feira, 6 de julho de 2010

THE JIMMY AMADIE TRIO – KINDRED SPIRITS (TPRecordings)


Ninguém prometeu que a vida seria suave, mas convenhamos ……..Jimmy Amadie parecia nocauteado após o gongo ter soado. Sendo um ex-boxeador e um pianista, o originário da Filadélfia, Amadie, conhece completamente o modo correto de cantar a tristeza. Sua carreira como tecladista foi interrompida por trinta anos por causa de uma extrema tendinite em suas mãos. Ele estava próximo dos sessenta anos antes de fazer sua gravação de estreia, e apenas antes de iniciar esta —seu sétimo disco— ele soube que tinha câncer no pulmão. Se isto soa como um roteiro para TV, um documentário está sendo trabalhado pelo autor das notas do álbum, Shaun Brady.

Considerando a qualidade do disco, é um excelente músico tradicional, suingante, que só demonstra como Amadie lutou adequadamente com a adversidade, além de apresentar três grandes saxofonistas: Joe Lovano, Lee Konitz e Lew Tabackin em uma bem incrementada sessão de composições próprias e standards. Realce entre os saxofonistas, Lovano ataca furiosamente o tempo em "Just Friends" sobre o toque percussivo de Amadie; mostra a beleza do seu tenor na balada de Amadie, ironicamente entitulada "Life is Worth Living", que é uma bela apresentação com alternâncias interessantes e modulações inesperadas ; apresenta seu bop agitado em "Well You Needn't" de Monk, encorajada pelo provocativo toque do baixista Tony Merino e há o diálogo desafiante de Joe com o baterista Bill Goodwin. A flauta dobrada de Tabackin é bem utilizada em uma esperta exploração de Amadie em uma linha bop uníssona em "Blues for Thee 'DV'".Esta música apresenta a mais fina atuação de Merino.

Duas faces do altoísta Konitz são apresentadas em "Lee Bossa/Lee Swing" de Amadie, mas apenas uma única do “seu” baixista Steve Gilmore – o lado tranquilo. Não sei se é intencional, mas ele e Konitz só são ouvidos duas vezes: na faixa “Bossa/Swing” e na bem alta "I Want To Be Happy", providenciando um marcado contraste com o assertivo Merino. Há pouca dúvida que Jimmy Amadie perseverou; ele ostenta um claro e incisivo som em seus solos e é tributário de uma suingante e fluida mão direita e grande quantidade de bom gosto. Apenas observe o contrapontual refrão em "Happy", como Amadie e Konitz parecem relutantes em encerrar, mesmo quando alcançaram um infinito desvanecimento. Aquilo é estridente?. Não sei.

Faixas:
1. Just Friends
2. Lee Bossa/Lee Swing
3. What Now
4. Blues for Thee “DV”
5. Well You Needn’t
6. Life Is Worth Living
7. I Want to Be Happy
8. A Samba For You

Músicos :Jimmy Amadie – piano, produtor; Lee Konitz – saxofone alto(faixas 2, 7); Joe Lovano – saxofone tenor (faixas 1, 5, 6, 8); Lew Tabackin – saxofone tenor, flauta (tracks 3, 4); Tony Marino – baixo(faixas 1,3,4,5,6, 8); Steve Gilmore – baixo (faixas 2, 7); Bill Goodwin – bateria.

Fonte: JazzTimes / Harvey Siders

Nenhum comentário: