playlist Music

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

JOHN BEASLEY – POSITOOTLY ! (Resonance Records [2009])


Em “Positootly!”, o pianista John Beasley explora uma variedade de estilos através de uma agradável e estimulante experiência. Cada faixa beneficia-se imensamente do indelével toque da bateria de Jeff "Tain" Watts em conjunto com o percussionista Munyungo Jackson.

Vindo da Louisiana, Beasley iniciou tocando no final dos anos setenta, ganhando experiência com grandes nomes do jazz como Miles Davis, Freddie Hubbard e Dianne Reeves. Ultimamente, ele tem buscado compor para cinema e televisão, mas continua lançando novas músicas e excursionando com sua banda.

Esta gravação segue “Letter to Herbie (Resonance, 2008)”, onde Beasley apresentou uma impressionística tomada da música de Herbie Hancock. Ao lado de Watts e Jackson na bateria, os músicos participantes são o baixista James Genus, junto com a vigorosa linha de frente formada pelo saxofonista Bennie Maupin e pelo trompetista Brian Lynch.

A maioria dos números são de autoria de Beasley com três notáveis exceções. O melhor exemplo é uma nocauteante performance do "Tanguedia III “ do compositor argentino Astor Piazzolla. Na maioria das faixas, Beasley toca piano, mas aqui ele utiliza o Fender Rhodes e o sintetizador para criar efeitos essenciais do tango. É unicamente em estilo tango-jazz em 2/4, incluindo um clímax dinâmico.

Outras faixas vão do funk e soul para o bop e bossa nova. Permanecedo na pegada sulamericana, Beasley incrementa "Dindi" de Antonio Carlos Jobim . O baixo de Genus coloca o tom para uma suave peça reflexiva recitando docemente com o piano interlúdios balançantes. Watts e Jackson, como esperado, adicionam complexidade à batida.

Um adicional destaqque é "Black Thunder" de Beasley dedicado ao falecido baterista Elvin Jones, e apresentando Watts como um dínamo positivo com a pegada das suas baquetas. Maupin e Lynch mostram solos inspirado. Na vigorosa "The Eight Winds" de Beasley, o trompete surdinado de Lynch efetivamente lidera o pianista no abrasador tempo duplo do solo, outra vez resolutamente acompanhado pelo trepidante duo de bateristas.

Para os fãs do bop, há a abertura "Caddo Bayou"de Beasley, apresentando a banda completa em seu tributo energizado à sua terra natal. Para o expressivo funk há "So Tired" de Bobby Timmon com Beasley outra vez no Fender Rhodes, com um bem concebido solo de sax tenor de Maupin.

Como o caráter positivo é o tema deste CD, o complemento final vem com um solo de piano em "Hope, Arkansas" uma majestosa ode de Beasley para a presidência de Obama.

Faixas: Caddo Bayou; Positootly!; Dindi ; Black Thunder; Shatita Boom Boom; Tanguedia III; Elle; So Tired; Eight Winds; Hope...Arkansas.

Músicos: John Beasley: piano, Fender Rhodes, sintetizador; Bennie Maupin: saxofones tenor e soprano; Brian Lynch: trompete; James Genus: baixo; Jeff "Tain" Watts: bateria; Munyungo Jackson: percussão.

Fonte : All About Jazz / Larry Taylor

Nenhum comentário: