"Técnica + Bom Gosto" seria a descrição mais forte e correta para registrar os atributos do pianista Cedar Walton, que é menos conhecido pelo seu talento como compositor, ou um novo olhar retroativo evocado em seu "Cedar Chest". É duro acreditar, que, claramente, esta é a primeira vez que Walton, agora com 76 anos, é homenageado com um CD inteiramente dedicado às suas composições. A melhor maneira deveria ser apresentar Cedar tocando em todas as dez faixas. Mas antes que você envie alguns e-mails malcriados para a HighNote, ponha em sua cabeça que esta seleção coloca em uma perspectiva histórica as sofisticadas linhas de Walton, harmonias e espertas mudanças de tonalidades.
Dando suporte ao projeto, o percussionista Sammy Figueroa coloca "Firm Roots" e "Bolivia" em versões latina e funk. Auxiliado pelo The Orta Brothers - o pianista Michael e o baixista Nicky – é fácil observar porque alcançaram nominações para o Grammy , particularmente "Bolivia" com formidáveis solos do saxofonista soprano John Michalak e do trompete surdinado de John Lovell.
Walton é ouvido em diferentes duplas através do supercuidadoso guitarrista/líder Larry Coryell, mais o baixista Buster Williams e o baterista Billy Drummond em "Fantasy in D" e "Newest Blues". Até lá , "Newest" alcança espaço no coro, o tempo é impetuoso (excitação compreensível.). Mas é divertido ouvir Walton diminuir a idolatria. David "Fathead" Newman é outro líder ouvido duas vezes, que atua em outras duas performances de Walton : "Black" e "Cedar's Blues". A última é especificamente efetiva por causa do timbre uníssono do tenor de Newman e do trombone de Curtis Fuller. Newman toca sax alto em "Black".
Entre as contribuições despretensiosas, "Simple Pleasure" apresenta o ardente sax alto de Vincent Herring e alguns momentos interessantes ofertados pelo pianista Mulgrew Miller. "Bleeker St. Theme" é melhor lembrado pelo excelente solo do pianista Mike LeDonne. "Life's Mosaic" tem o inesquecível toque do trompete de Dave Ballou e a facilmente esquecível vocalização de Mark Murphy. Sua entonação é errática . Esta é a única faixa com vocal no CD. O saxofonista tenor Houston Person sabe muito bem como adicionar alma na música “I'll Let You Know". Assim faz o compositor Cedar Walton. Este presente, mais o desafio das mudanças que ele traz em suas canções mais agitadas, o torna admirável para todos os instrumentistas terem sucesso em suas improvisações. Seria difícil estabelecer arestas para apreciar as criações de Walton.
Faixas :1. Firm Roots;2. Cedar's Blues;3. Newest Blues;4. Bleeker St. Theme; 5. I'll Let You Know; 6. Life's Mosaic; 7. Black; 8. Simple Pleasure; 9. Fantasy in D; 10. Bolivia
Data de Lançamento : 25 de Maio de 2010
Fonte : JazzTimes / Harvey Siders
Nenhum comentário:
Postar um comentário