playlist Music

sábado, 11 de setembro de 2010

MIKE DiRUBBO – REPERCUSSION (Posi-Tone Records [2009])


Sete composições originais entre nove faixas usualmente significa que a música será inovadora. Originalidade e improvisação são os ingredientes chaves para o álbum “Repercussion” do saxofonista Mike DiRubbo.

Após tocar clarinete em seus anos iniciais, DiRubbo, um nativo de New Haven, Connecticut, passou para o saxofone alto e mais tarde estudou com Jackie McLean. Suas associações incluem Eric Alexander, Jim Rotondi e Michael Weiss. Em “Repercussion”, ele é suportado pelo vibrafonista Steve Nelson, pelo baterista Tony Reedus e pelo baixista Dwayne Burno.

A faixa título é uma peça viva, onde o vibrafone de Nelson funciona como uma guitarra rítmica. A linha do baixo de Burno ajuda a conduzir a peça, do mesmo modo o trabalho encrespado de Reedus na bateria e címbalos. Após a liderança de DiRubbo, Nelson sola.

"Lunar" injeta mais energia. O quarteto é impetuoso, com todos os músicos exibindo todas suas habilidades, tanto na liderança como no acompanhamento. O saxofone alto no início está fora da liderança, seguido por Nelson. Depois DiRubbo tem uma breve liderança, ele e Nelson engajam-se em um extenso diálogo, estabelecendo a conclusão da música.

"Nightfall" é a mais despreocupada faixa com Nelson, Reedus e Burno registrando um tranqüilo passeio no parque enquanto DiRubbo lidera. Como ele faz ao longo do trabalho, DiRubbo dá a impressão que se apresenta sem esforço, registrando diversas notas por segundo em suas frases, incluindo uma extensa sucessão de sons. Reedus mistura alguns toques flutuantes com os címbalos durante o solo de Nelson.

Apesar de DiRubbo ser o líder da banda neste trabalho, Nelson está com mais robustez. O sax e o vibraphone complementam-se bem com Reedus e Burno providenciando o pano de fundo. “Repercussion” está bem orquestrado.

Faixas:Track listing: Repercussion; The Duke; Lunar; Highbridge Lullaby; Nightfall; Déjà Vu; Too Late Now; Nelsonian; Pisces Rising.

Músicos: Mike DiRubbo: saxofone alto; Steve Nelson: vibrafone; Tony Reedus: bateria; Dwayne Burno: baixo.

Fonte : All About Jazz / Woodrow Wilkins

Nenhum comentário: