playlist Music

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

AZAR LAWRENCE –MYSTIC JOURNEY (FURTHERMORE)


O legado de John Coltrane está em “Mystic Journey”, e Azar Lawrence está inteiramente sem melindres com esta associação, tendo trabalhado com McCoy Tyner, notadamente no álbum de Tyner de 1973, “Enlightenment. Adicionando mais credibilidade para a convergência com Trane está o baterista Rashied Ali, em sua última gravação, que é devidamente dedicada a ele. A vívida e solar arte final do CD sugere um disco de acid-jazz, mas a música neste contexto tem batidas bastante repetitivas para esse rótulo, a despeito do lustro de ouro dado pelo flugelhorn de Eddie Henderson e a experiência da carreira de Lawrence com Marvin Gaye e Earth, Wind and Fire. Observe a acidez final para o iniciador e as vozes coletivas viris no esmaecer de “Summer Solstice”.

A presença do altoísta Gerald Hayes leva o grupo a formar um sexteto. Com uma entonação atormentada rememorativa de Bobby Watson, Hayes dá um sabor especial em “Walk Spirit, Talk Spirit” após uma triturante correria do líder balanceada por uma lógica clara de Henderson e vários musculares estribilhos por parte de Benito González, que empresta a esta seção uma espinha de aço. O baixista Essiet acelera antes do corte do tempo, e estas lufadas contribui para a excitação do disco, que movimenta-se com sentimento e energia. “Say It Over Again” nada acrescenta ao apresentado no clássico disco de Coltrane, “Ballads”, mas Lawrence tem pouco interesse em dar uma nova roupagem à sua influência. “Adress” de Ali , assim chamada por causa do seu filho leva o grupo para nova direção, e sua turbulência expansiva faz um pouco de alusão sobre onde ele não estaria quatro meses mais tarde. Hayes tenta coisas rítmicas no seu tema vagamente sul africano em 6/8. Benito golpeia acordes a la McCoy Tyner na ascensão dramática da melodia em “Journey´s End”.

Não sendo massivamente original em sua essência, este disco, porém, recaptura o redemoinho da fase transicional de Coltrane no meado dos anos 60 (Lawrence usa intensa força oriunda de massas sonoras) e representa forte retorno para Lawrence uma fina despedida para a arte de Ali.

Faixas
1. Mystic Journey
2. Summer Solstice
3. Quest
4. Walk Spirit, Talk Spirit
5. Say It Over Again
6. Adrees
7. Journey's End
8. Starting Point

Músicos :Azar Lawrence (saxofones soprano e tenor);Eddie Henderson (trompete,flugelhorn);Gerald Hayes(saxophone alto);Benito Gonzalez (piano);
Essiet Essiet (baixo); Rashied Ali (bateria).


Fonte : DownBeat / Michael Jackson

Cotação : * * * * (Muito Bom)

Nenhum comentário: