playlist Music

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CHRIS LIGHTCAP´S BIGMOUTH – DELUXE (CLEAN FEED)


Tão impressivo como o primeiro dos dois primeiros álbuns de Chris Lightcap, que mostravam seu inconfundível quarteto com dois saxofones tenores, eles não nos predispõe para a riqueza e capacidade emocional de “Deluxe”.

Bigmouth, que pega o nome a partir do segundo álbum, é agora um quinteto com a adição de Craig Taborn no Wurlitzer e piano. Em três faixas, o altoísta Andrew D´Angelo une-se aos tenoristas Tony Malaby e a Chris Cheek, que substitui Bill McHenry. Evocando o início do Return To Forever com as tinturas espanholas e o piano dançante eletrificado de “Plattform” ou expandindo-se no free jazz em “Two-Face”, a música está cheia de vida.

Lightcap, que compôs todas as músicas e produziu o álbum, escreve frugais e magnificentes melodias, algumas modais, algumas mais melodiosas, todas dentro das possibilidades. Alçadas ao céu pelos saxes em uníssono, a gloriosa, em estilo sul africano, “Ting”, causa uma pequena explosão. “Silverstone” constroi lenta e pesarosamente uma conclusiva explosão, apresentando os contrastes entre a sombria intensidade de Malaby, o sólido brilho de Cheek e o desembaraço de D´Angelo.

Tão diretas como as músicas podem ser, elas ganham complexidade e vigor a partir da atuação intrincada dos saxes, em série de ritmos suaves, movimentos de solos e dinâmicas opostas. Mesmo as linhas rígidas em graduais movimentos de Taborn no Wurlitzer, a extensão de Lightcap, com o ataque completo das palhetas e a orquestração do baterista Gerald Cleaver a la Elvin Jones impulsionam a música para frente , as melodias com duas ou três notas são mantidas plantadas no momento, irradiando um poderoso senso de lugar. Como o companheiro Lindsey Horner, baixista novaiorquino, fez no subestimado “Never No More(1991)”, Lightcap define seu papel em termos mais etéreos que telúricos. Do começo ao fim esta música canta.

Faixas :
1. Platform
2. Silvertone
3. Ting
4. Year of the Rooster
5. The Clutch
6. Two-Face
7. Deluxe Version
8. Fuzz

Músicos : Chris Lightcap : baixo; Chris Cheek: saxofone tenor; Tony Malaby: saxofone tenor; Craig Taborn: Wurlitzer piano elétrico, piano; Gerald Cleaver: bateria;
Andrew DAngelo: saxofone alto ("Silvertone", "Ting", "Fuzz")

Fonte : DownBeat / Lloyd Sachs
Cotação : * * * * ½ (Muito Bom)

Nenhum comentário: