playlist Music

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CONRAD HERWIG - THE LATIN SIDE OF HERBIE HANCOCK (Half Note Records)


O trombonista Conrad Herwig já obteve três nominações ao Grammy ao latinizar a música de importantes jazzistas modernos, começando com John Coltrane, seguido por Miles Davis e Wayne Shorter. Nenhuma surpesa ,então, ao lançar “The Latin Side of Herbie Hancock”. Gravado ao vivo, no Blue Note de Nova York, seu septeto teve o acréscimo de convidados especiais como Randy Brecker no trompete e , às vezes, no piano, Eddie Palmieri, para quem trabalha.

As composições escolhidas para os novos arranjos executados por Herwig e/ou pelo pianista Bill O’Connell, vêm de dois períodos do início da carreira de Hancock: seu trânsito nos anos 1960 entre o segundo grande quinteto de Miles Davis e suas próprias gravações pela Blue Note , e dois sucessos de venda dos anos 70 com o fusion dos Headhunters. Três músicas são originárias do disco “Empyrean Isles” com “Oliloqui Valley” (apresentando Palmieri no piano) e “One Finger Snap” elevando a temperatura através do sólido trabalho de Herwig, O’Connell, o trompetista Mike Rodriguez e o percussionista Pedro Martinez. Duas outras músicas do álbum de 1974 “Thrust” vêm logo a seguir. “Butterfly” flutua em um comovente solo de clarinete baixo executado por Craig Handy , que depois contribui de forma essencial na flauta em “Maiden Voyage” e na ótima destreza do trompetista Rodriguez. O bassista Ruben Rodriguez passa para o baixo elétrico assim que ele e o baterista Robby Ameen podem fazer, como Paul Jackson e Mike Clark, a funkeada “Actual Proof”, que provoca o calor adequado para os feéricos solos de Randy Brecker.

Brecker e Herwig, também, apresentam alguns importantes e brilhantes improvisos em “The Sorcerer”. Porém, no final das contas, tudo é construído através de sentimentos que congregam os outros a providenciar imperiosos contrapontos e solando em dois encerramentos, “Cantaloupe Island” e “Watermelon Man”. Mongo Santamaria tornou famosa a latinização de “Watermelon Man” em 1963, entre duas diferentes versões gravadas. Palmieri e a interação dos metais os ousados novos arranjos fazem deles e deste ábum, algo a se manter.

Faixas

1. Oliloqui Valley 10:16
2. One Finger Snap 5:33
3. Butterfly 8:52
4. The Sorcerer 6:58
5. Actual Proof 9:22
6. Maiden Voyage 8:42
7. Cantaloupe Island 9:30
8. Watermellon Man 6:55

Músicos: Conrad Herwig (trombone); Craig Handy (flauta , clarinete baixo,saxofone); Randy Brecker, Mike Rodriguez (trompete); Eddie Palmieri, Bill O'Connell (piano); Robert Ameen (bateria); Pedro Martinez (percussão).

Fonte : JazzTimes / Bill Beuttler

Nenhum comentário: