Seguindo a trajetória já vitoriosa e incansável de Gerson Oliveira e Tito Freitas foi realizada mais uma Segunda do Músico na Praça Tereza Batista. O Grupo Garagem, na foto, que comemorará 30 anos em 2011, com seus antigos componentes Ronnie Scott nos saxofones tenor e soprano, Ivan Bastos no baixo, Luizinho Assis no piano, Ivan Huol na bateria, acrescidos do novo integrante do grupo Paulo Mutti na guitarra (que já teve em sua formação guitarristas do calibre de Paulo Primo e Mou Brasil) e um convidado especial, Orlando Costa na percussão recebeu o convidado da noite: o pianista Fábio Torres, que integra a banda da Rosa Passos.
Seguindo o esquema do projeto, o grupo local inicia a apresentação sozinho. Começou com uma composição de Ivan Bastos, que é quem escreve a maioria das músicas da banda, “Em Dó Menor”, seguida por Saudades da Bahia de Dorival Caymmi com um belo arranjo, destacando-se os solos de Ronnie Scott no sax soprano, Paulo Mutti e Luizinho Assis. Outra bela composição de Ivan Bastos apresentada foi "Antonio & Astor", que homenageia Tom Jobim e Astor Piazzolla em uma bela integração de elementos do tango e bossa nova com destaque para o sax soprano. Ronnie Scott definitivamente se apaixonou pelo instrumento. Na saída do show ao comentar com ele sobre o assunto, respondeu: “Na veia”. Do terceiro disco da banda, que utiliza canções folclóricas da Bahia, foi apresentada “Reinado de São José” com uma sugestiva abertura por parte da guitarra de Paulo Mutti. Na música seguinte, cujo nome não foi anunciado, há um show de solo de percussão por parte de Orlando Costa, que foi extremamente melodioso, e mais uma vez Paulo Mutti se destaca. A parte exclusiva do Garagem encerrou com uma composição de Ivan Bastos para Orlando Costa, que a tinha encomendado, mas que serve para homenagear todos os percussionistas e conforme o compositor tem a idéia de brincar com o lado travesso de criança característico deles.
Chegou o momento de Fábio Torres se juntar ao Garagem. E a primeira música apresentada foi “O Meu Amor” de Chico Buarque, onde Ronnie Scott diz demonstrar, ironicamente, nenhum preconceito com outros tipos de música e iria apresentar um “Arroxa”. Eles flertam com o ritmo e demonstram uma criatividade ímpar. Confesso que com este tipo de “Arroxa” eu não me aborreceria se de vez em quando alguém parasse em minha porta, suspendesse a mala do carro, e tocasse esta música.
Fábio Torrres apresentou “Assanhado” de Jacó do Bandolim onde inseriu diversos choros em meio à exibição. Simplesmente arrasador. Disse a mim e ao amigo Jefferson, que estava fascinado com a performance, que a música fazia parte do seu primeiro disco. Para finalizar foi apresentada outra composição do Fábio, “Samba do Almeida”, com destaque para os belos solos do compositor e de Paulo Mutti. Para fechar a noite com chave de ouro, ouvimos a composição de Ivan Huol, “Donateando”, onde a banda se supera com esta suingante música.
Na Segunda-Feira, 11/10, teremos a apresentação de Jurandir Santana com o convidado especial Marcelo Mariano no baixo. O local será a Praça Quincas Berro D´Agua às 19h. Imperdível
Nenhum comentário:
Postar um comentário