playlist Music

sábado, 30 de outubro de 2010

JAZZISTAS EXPLORAM REPERTÓRIO DA DISNEY


O selo Walt Disney Records lançará o álbum "Disney Jazz Volume 1: Everybody Wants To Be A Cat" no próximo dia 7 de Dezembro. As 13 faixas do CD incluem clássicos e o sucessos mais atuais da Disney, executado dentro de um círculo variado de estilos, que vai do tradicional ao experimental.

Gravado no ano passado, “Everybody Wants To Be A Cat”, apresenta performances de numerosos jazzistas que estão em atividade, tais como Dave Brubeck, Joshua Redman, Roy Hargrove, Dianne Reeves, Roberta Gambarini, the Bad Plus, Mark Rapp, Nikki Yanofsky, Esperanza Spalding, Regina Carter, Gilad Hekselman, Kurt Rosenwinkel e Alfredo Rodriguez.

Historicamente, as canções da Disney têm provado ser um estofo para a inspiração de músicos de jazz. Na década seguinte à primeira incursão da Disney na criação de uma nova música (1929–1939), canções da série do estúdio Silly Symphony e dos filmes de longa-metragem como “Snow White” e “Seven Dwarfs and Pinocchio” colocaram-na na parada de sucesso, interpretadas por orquestradores como Artie Shaw, Glenn Miller e Bunny Berigan. No final dos anos 60, jazzistas de todos os estilos tinham abraçado as músicas da Disney, e os exemplos iniciais foram os álbuns de Dave Brubeck, “Dave Digs Disney”, “Disney Songs The Satchmo Way” de Louis Armstrong e as gravações de “Someday My Prince Will Come” e “Chim Chim Cheree” por Miles Davis e John Coltrane.

Uma faixa interpretada por Roy Hargrove inicia o CD “Disney Jazz Volume 1: Everybody Wants To Be A Cat”.

Fonte : Downbeat

Nenhum comentário: