playlist Music

terça-feira, 19 de outubro de 2010

KENIA – CELEBRATES DORIVAL CAYMMI


A última vez que a vocalista Kenia (Acioly) gravou um disco como tributo foi cinco anos atrás para celebrar a música de Ivan Lins . Lins ainda está em atividade, enquanto Dorival Caymmi faleceu em 2008 com 94 anos, sendo um prolífico compositor brasileiro cujas canções são bem conhecidas pelos seus companheiros artistas , mas cujo nome dormita em relativa obscuridade. Caymmi é considerado uma ponte entre o samba e a bossa nova e tem uma enorme influência sobre Antonio Carlos Jobim, dentre outros. As interpretações de Kenia pra o trabalho de Caymmi mantém o impulso rítmico afro-brasileiro presente integralmente na musica baiana, enquanto aplica uma refinada camada moderna às canções , algumas com décadas de existência.

“Acontece Que Eu Sou Baiano” que data de um filme de 1944 , é o arranjo típico. Desliza suavemente por um minuto, Kenia passeando sobre um clássico tempo médio da batida do samba. Sem aviso ela situa-se atrás, apenas um pouco, para permitir ao pianista Fernando Merlino afirmar-se, então passa a canção para ela. Na balada “And Roses and Roses”, traduzida para o inglês, Kenia utiliza os métodos da sua experiência como diva do blues, sua naturalidade, vocalização provocante que mantém as pessoas esperançosas. À “Doralice” escrita em 1945 e uma das composições mais interpretadas de Caymmi, melhor conhecida pela sua inclusão no album “Getz/Gilberto” é dada uma leitura mais direta. Merlino, o baixista Leo Traversa, o guitarrista Eric Susoeff e o percussionista Lucas Ashby entrelaçam-se firmente no suporte à cantora. Com Jay Ashby contribuindo no trombone e percussão em várias faixas, e Airto Moreira também contribuindo com toques na percussão, Kenia apresenta uma banda formidável para ajudá-la neste exuberante e sensual trabalho.

Faixas: Eu não tenho onde morar, Roda Pião, And roses and roses, Samba da minha terra, Vatapá, Requebre que eu dou um doce, Você já foi à Bahia, Sábado em Copacabana, O dengo que a nega tem, Acontece que eu sou baiano, Nunca mais, Doralice, Eu vou pra Maracangalha, A vizinha do lado, Marina

Musicians: Kenia Ashby (vocal), Fernando Merlino (piano), Leo Traversa (baixo), Airto Moreira (percussão), Jay Ashby (percussão, trombone, vocal), Lucas Ashby (percussão), Ian Ashby (percussão, vocals), Thomas Wendt (bateria), Eric Sussoef (guitarra), Marty Ashby (guitarra), Tatjana Chamis, Fabiana Chamis (vocal)

Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin

Nenhum comentário: