playlist Music

domingo, 3 de outubro de 2010

ODEAN POPE – ODEAN´S LIST (IN + OUT)


É rídiculo que Odean Pope não seja melhor conhecido. Tanto como saxofonista como compositor, ele é imensamente premiado, um veterano artista cujo banco de conhecimento é ainda lúcido e válido.

“Odean´s List” é um registro superior em sua fina discografia. O octeto está no topo do processo elaborativo, elevando o som como uma pequena big-band em seções abrangentes, podando-a para revelar a qualidade estelar dos membros do grupo. A breve abertura, “Minor Infractions”, torna claro o peso potencial da banda, finalizando em um turbilhão de instrumentos de sopro, bem assentados e ajudado pela primorosa gravação, onde o solo de Pope soa apenas como um aperitivo.Para completar a refeição, ouça a acelerada “Blues For Eight”, onde Pope extrai todo o suco de uma frase com três notas, às vezes lembrando Sonny Rollins em seus longos solos com um trio. Seus companheiros são Lee Smith no baixo e Jeff “Tain” Watts na bateria.. Retira a bateria e parte para uma sensível versão com saxofone tenor e baixo em “Say It Over And Over Again”, nos trazendo à mente a excitante balada da safra de Archie Shepp (um antigo colega de Pope, também um delineador do CD), com notas bem diáfanas ressoando como gongos harmonizados.

As composições são diretas, mas complexas, vigorosas sem ser bombásticas, sempre repleto de material ebuliente para os solistas. As peças para um grupo maior, inclui “Phrygian Love Theme”, onde o saxofone barítono de James Carter cresce do exótico para o malicioso, e o trompetista Terell Stafford brilha e destaca-se em majestosa atuação. O furioso tenor de James Carter é o ponto central em “Collections”, seguido por uma atuação mais suave do trompetista David Weiss. “To The Roach” homenageia Max Roach, que foi participante por muito tempo do quarteto de Pope. Watts apresenta um melódico solo de bateria. Dedicada à esposa do líder, “Cis”, encerra o programa com elegância e sofisticação, uma extensa composição apresenta apenas os cinco instrumentos de sopro, onde um apaixonado solo lacra uma carta de amor com atenciosa serenidade.

Faixas: Minor Infractions; To The Roach; Phrygian Love Theme; Say It Over And Over Again; Little Miss Lady; Blues For Eight; Collections; Odean's List; You And Me; Cis.

Músicos: Odean Pope: saxofone tenor; Walter Blanding: saxofone tenor; James Carter: saxofones tenor e barítono; David Weiss: trompete; Terell Stafford: trompete; George Burton: piano; Lee Smith: baixo; Jeff "Tain" Watts: bateria.

Fonte: Downbeat / John Corbett
Cotação: **** ½ (Muito Bom)

Nenhum comentário: