playlist Music

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

RON HORTON – IT´S A GADGET WORLD (Abeat Records) [2009]


Preferindo a clareza tonal e linhas precisas, o trompetista Ron Horton evita extensas manipulações frequentemente associadas com improvisadores comtemporâneos. Mas a ressonância calorosa da sua entonação e a fluidez das suas improvisações assegura que ele nunca é tedioso, como evidenciado em seu quarto CD como líder. Enquanto o título brinca com a noção de preocupação com os últimos brinquedos eletrônicos, a música ilustra a contínua maleabilidade e vibração de um excitante quarteto acústico.

Frequentemente minimalista, as músicas têm seu próprio caráter e história com amplo espaços para improvisação. O sincopado e percussivo baixo de Ben Allison abre a faixa título, secundado pelo piano de Antonio Zambrini e pontuado pelo trompete, com a melodia emergindo da linha rítmica. O solo de Horton possui dinâmicas atrativas e rápidas, enquanto vários comandos explodem, e o baixista exibe sua pegada preenchendo-a com a influência do funk, acrescido pelo trabalho dos címbalos de Tony Moreno. A leveza austera do flugelhorn de Horton colore o delicado piano e abre o movimento de “Gaia” de Zambrini, com os músicos desfraldando improvisações melódicas antes de entrar em um diálogo espirituoso que conclui a peça.

Horton competentemente utiliza movimentos de grande impacto. As pequenas quantidades de oitavas em seu toque provoca uma profundidade emocional para a balada "Waiting for That", enquanto a alternância entre a rapidez e simples explosão controem o drama de seu "Toeing the Line". Inicia com a pulsação do baixo e da clareza da bateria, unindo a força atrás do líder com um piano blueseiro movendo-se sobre o belo movimento do baixo. Depois da introdução formal de "Old West" de Zambrini incrementando uma pegada rápida sob movimento circulares intervalados de Horton, com sua suave conclusão invocando o tema principal. "Laverne” de Andrew Hill é entusiasmente com emocionantes conjuntos de notas formando a melodia e provocando um duelo com a bateria e intercâmbio com o trompete.

Mesclando melancolia e bom humor, a música de Horton exibe uma sinceridade mais irresistível que um um novo brinquedo.

Faixas: It's a Gadget World; Gaia; Waiting for That; Shorter; 9x9; Toeing the Line; Old West; Chorale; Laverne.

Músicos: Ron Horton: trompete, flugelhorn; Antonio Zambrini: piano; Ben Allison: baixo; Tony Moreno: bateria.

Fonte : All About Jazz / Sean Patrick Fitzell

Nenhum comentário: