playlist Music

domingo, 14 de novembro de 2010

BILL MAYS – MAYS AT THE MOVIES (SteepleChase Records [2010])


Bill Mays passou a maior parte de sua carreira como pianista de estúdio em Hollywood, acompanhando vocalistas como Sarah Vaughan e Al Jarreau, e executando trilhas sonoras de cinema. Além disso, seus mais recentes CDs tem envolvido seu inovativo grupo, The Inventions Trio, com o trompetista Marvin Stamm e a celista Alisa Horn. Como resultado, seu perfil ficou menos atraente que alguns que passaram mais tempo à luz de holofotes de performances jazzísticas. Mas ele é um dos mais intelegentes, fluentes e interessantes músicos em cena. Mays não se engaja com uma composição apenas para colocar uma marca pessoal nela. Sempre há o senso de que escolhas de pensamentos criativos foram feitas.

Por exemplo, na faixa de abertura "I've Never Been in Love Before" Mays modifica o acorde central quatro vezes, que não só adiciona nova dimensão, que não só representa o melhor a canção, como musicalmente captura a feliz desorientação da primeira vez de um amante. Similarmente, na próxima faixa, "The Shadow of Your Smile", o elegante e sucinto toque de Mays, desnuda anos de sentimentalismo da canção com a adição de versos, que ajuda a realçar a beleza do original. Presentes composicionais de Mays são também apresentados como a espirituosa "Judy", uma homenagem à sua esposa que já foi apresentada em dois cinemas.

O delicioso hino de Willie Wonka , "Pure Imagination", tem algumas mudanças repentinas de tempo que a traz para fora da estrutura , enquanto a banda vai fundo em "The Summer Knows" de Michel Legrand , usualmente tocada como balada, e suinga pesado. Mays também faz seu dever de casa, indo em busca da versão de Alex North para "Love Theme from Spartacus" para restaurar o que muitos pianistas, incluindo Bill Evans, escolheram cortar da peça.

Dada a consistente excelência de sua música, é surprendente que que este grupo não ensaie, até considerando o calibre do baixista Peter Washington e do baterista Billy Drummond, ambos com agenda cheia, instrumentistas de classe que realça qualquer gravação de trio. A hábil delegação de seus esplêndidos solos adiciona cor em músicas como "There's a Small Hotel" e "Charade", o mais próximo da agitação, como faz notar o suave toque de Mays. Todos se expressam, “Mays at the Movies” é completamente engajado, evidenciando Mays no topo das fileiras dos pianistas que se mantêm firmes.

Faixas: I've Never Been in Love Before; The Shadow of Your Smile; Pure Imagination; Love Theme from Spartacus; Judy; The Summer Knows; There's a Small Hotel; You Leave Me Breathless; Charade.

Músicos: Bill Mays: piano, vocal; Peter Washington: baixo; Billy Drummond: bateria.

Fonte: All About Jazz / Dr. Judith Schlesinger

Nenhum comentário: