playlist Music

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

BOBBY HUTCHERSON – WISE ONE (Kind of Blue Records [2009])


Recentemente nomeado NEA Jazz Master, Bobby Hutcherson tem uma extensa discografia, entretanto oportunidades para gravar como líder têm diminuído um pouco no século XXI . Hutcherson ainda é um importante vibrafonista, como este excelente tributo a John Coltrane revela. Todas as composições foram escritas ou gravadas por Coltrane, porém a escolha da instrumentação de Hutcherson deliberadamente move-se para longe dos típicos grupos do mestre. O guitarrista Anthony Wilson assume o lugar de um segundo instrumento de palheta, enquanto o pianista Joe Gilman e o baterista Eddie Marshall têm um estilo mais claro de tocar em comparação com McCoy Tyner e Elvin Jones, respectivamente. O baixista Glenn Richman não é tão conhecido como seus companheiros de banda, entretanto se estabelece como um sólido instrumentista. Hutcherson, que, a despeito de ter sido um ativo músico nos últimos sete anos da vida de Coltrane, nunca gravou com ele, oferece interpretações que providenciam um chocante contraste em relação ao que é ouvido nos álbuns do saxofonista.

As quatro composições de Coltrane, a maior parte, não são frequentemente exploradas por outros jazzistas. A meditativa e vigorosa "Spiritual" preserva sua tensão, embora as vibrações sejam mais brilhantes que as do sax soprano de Coltrane, do mesmo modo que a guitarra de Wilson está no lugar do lancinante clarinete baixo de Eric Dolphy. A vivaz apresentação latina de "Like Sonny" contrasta com a reflexiva interpretação da faixa título e a suavemente suingante "Dear Lord".

Embora Coltrane tenha sido um prolífico compositor durante os anos 1960, ele pegou este intervalo para explorar composições de outros. Dois standards, "Nancy (With the Laughing Face)" e "All or Nothing at All", que apareceram no álbum “Ballads”, feito para refutar rumores críticos sobre a sua capacidade de executar uma bela melodia sem uma avalanche de notas. Hutcherson interpreta a primeira em forma reservada, enquanto a segunda é tocada como uma revigorante bossa nova, com deliciosa colaboração da seção rítmica. "Aisha" de Tyner é uma raridade porque Coltrane raramente gravou músicas do seu acompanhante. O amplo e resplandecente arranjo de Hutcherson faz muito para desvelar a sua beleza , em um trabalho antigo que merece uma maior exploração por parte de outros artistas.

Faixas: Wise One; Like Sonny; Aisha; Equinox; All Or Nothing At All; Nancy (With The Laughing Face); Spiritual; Out Of This World; Dear Lord.

Músicos: Bobby Hutcherson: vibrafone; Anthony Wilson: guitarra; Joe Gilman: piano; Glenn Richman: baixo; Eddie Marshall: bateria.

Fonte : All About Jazz / Ken Dryden

Nenhum comentário: