Emerson Taquari é um percussionista que ingressou na música por influência de seu irmão mais velho, Enio, no momento em que o pagode baiano ganhava o país. Na busca pelo aprimoramento de sua técnica, Emerson residiu em Londres, levando a música brasileira para a capital inglesa. De volta a Salvador, passou a integrar o universo do Axé Music em diversas bandas.
No ano de 2006, Emerson começou a tocar com Daniela Mercury, participando de projetos importantes como a gravação do CD e DVD Balé Mulato Ao Vivo e seu mais novo disco, Canibália. Acompanhando a cantora, Emerson teve a oportunidade de dividir palco com diversos artistas como Ivete Sangalo, Fernanda Abreu, Zé Ramalho, Chico Cesar, Zélia Duncan, Fito Paes (artista argentino), Vania Abreu, Maria Bethânia e Gilberto Gil. Atualmente, integra a banda de Daniela Mercury em turnês no Brasil e no exterior, além de participar de projetos instrumentais como: Free Choro e Orkestra Rumpilezz de Letieres Leite.
No ano de 2008 Emerson lançou o primeiro CD de seu trabalho independente, o “Pandeirando” e fez alguns shows importantes em Salvador, como no projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Segundas Musicais, no FIAC (Festival Internacional de Artes Cênicas), no Mercado Cultural, no Pelourinho, pelo projeto Pelourinho Cultural, além do Panorama Percussivo Mundial (Percpan 2009). Nesse mesmo ano, o músico lançou o seu primeiro videoclipe, Bacubahia. Conheçam um pouco do seu trabalho no vídeo indicado abaixo
http://mais.uol.com.br/view/92db81ral8qx/emerson-taquari-canta-a-musica-vera-cruz-assista-0402366CD8A90326?types=A&
O convidado da noite é o guitarrista Ricardo Silveira, músico brasileiro com carreira internacional. Nascido no Rio de Janeiro, sempre soube apreciar boa música e transita com facilidade pelos diversos idiomas musicais.Tocando com amigos e em alguns festivais de colégio, decidiu que queria ser músico profissional. Teve aulas de violão clássico e teoria musical e passou no vestibular para a Escola Nacional de Música, porém não havia a cadeira de violão ou guitarra nas universidades do Rio.
O convidado da noite é o guitarrista Ricardo Silveira, músico brasileiro com carreira internacional. Nascido no Rio de Janeiro, sempre soube apreciar boa música e transita com facilidade pelos diversos idiomas musicais.Tocando com amigos e em alguns festivais de colégio, decidiu que queria ser músico profissional. Teve aulas de violão clássico e teoria musical e passou no vestibular para a Escola Nacional de Música, porém não havia a cadeira de violão ou guitarra nas universidades do Rio.
Nessa época, assistiu a um show de Victor Assis Brasil, que tinha estudado na Berklee College of Music, em Boston, assim como o Márcio Montarroyos, que também tocou nesse mesmo show e o incentivou a fazer na Berklee um curso de dois meses, porém, após a conclusão do curso, conseguiu uma bolsa e continuou estudando em Boston. Após este período, voltou ao Brasil, onde ficou por dois meses participando de shows com Márcio Montarroyos.De volta a Boston, por recomendação do guitarrista Bill Frisell, começou a trabalhar com uma banda de salsa, um de seus primeiros trabalhos profissionais nos EUA. "Estrelas Latinas", como se chamava o grupo, era comandada por Fox, um violinista cubano, acompanhado por músicos de Santo Domingo, EUA, Porto Rico e Brasil. Nos finais de semana, Ricardo deixava Boston a caminho de Nova York, onde tocava com o grupo brasileiro Astra Carnaval.
Recomendado pelo trompetista Cláudio Roditi, Silveira foi convidado para integrar o grupo do flautista Herbie Mann, com quem excursionou por dois anos pelos Estados Unidos. Nessa época, já morando em Nova York, começou também a trabalhar em estúdio com grandes músicos como Steve Gadd, Marcus Miller, Michael Brecker e Naná Vasconcelos. Apesar de residir no Estados Unidos não se afastou do Brasil e por recomendação do produtor e músico Liminha, que havia conhecido nos Estados Unidos, Ricardo foi convidado por Elis Regina para participar da turnê pelo Brasil do disco “Essa Mulher”.
Após a turnê com Elis Regina, Ricardo começou a tocar com outros grandes nomes da MPB como Hermeto Paschoal, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins, Nana Caymmi e Ney Matogrosso para quem também fez arranjos e direção musical. Seu primeiro disco foi "Bom de tocar (Polygram)", lançado em 1984. A música fez tanto sucesso, que acabou virando vinheta da Rádio Globo FM, ficando no ar por 10 anos, e eternizando seus solos de guitarra na música que deu nome ao disco. Por conta da repercussão, o guitarrista foi convidado para tocar no primeiro Free Jazz Festival, em 1985. Para o show, convidou os talentosos amigos: o baixista Nico Assumpção, o pianista Luiz Avellar, o baterista Carlos Bala e o saxofonista nova iorquino Steve Slagle. O resultado no palco foi tão bom que o quarteto acabou gravando um disco, o "High Life", lançado em 1986 pelo selo Elektra Musician. O segundo trabalho solo data de 1987 e teve o mesmo selo. O disco tinha como título o nome do próprio guitarrista. Nos Estados Unidos, este trabalho ganhou o nome de "Long Distance", pelo selo da Verve Forecast, que além deste lançou "Sky Light", "Amazon Secrets" e "Small World". Todos estiveram entre os cinco mais executados nas rádios de jazz americana, sendo que "Sky Light" e "Amazon Secrets" chegaram ao primeiro lugar.
Com um outro selo - Kokopelli, de Herbie Mann - foi gravado seu sexto CD, o "Storyteller", em 1995, que também esteve entre as cinco mais tocadas. Em 2001, o CD Noite Clara saiu no Brasil pela MPB e em 2003 nos EUA pela Adventure Music. Este trabalho foi indicado ao Grammy Latino 2004 na categoria melhor CD Instrumental.No mesmo ano da indicação, Ricardo Silveira em parceria com Luiz Avellar, ambos com experiências em turnês ao lado de Milton Nascimento, gravam ao vivo – violão e piano – o CD Milton Nascimento ao Vivo pelo selo brasileiro da Universal e pelo americano Adventure Music.
No dia 10 de julho de 2007 foi lançado nos EUA, Outro Rio, seu décimo trabalho, e em fevereiro de 2008 no Brasil, repetindo a dobradinha dos selos Adventure Music e MPB.
O local do show será excepcionalmente no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, com início previsto para as 19h. O bate de papo de hoje será com o vocalista Saulo da Banda Eva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário