playlist Music

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

SONNY FORTUNE – LAST NIGHT AT SWEET RHYTHM (Sound Reason [2009])


Em 2009, o saxofonista Sonny Fortune apresentou-se no antigo Greenwich Village Club para sua primeira gravação ao vivo como líder. A performance está registrada em “Last Night at Sweet Rhythm”, e exibe Fortune movendo-se para os anos 70, demonstrando que seu toque ainda é inovativo, audacioso e impetuoso como sempre.

O repertório do CD pode ser visto como uma espécie de retrospectiva com composições recolhidas de vários períodos da carreira de Fortune. Ele vai aos registros mais baixos na abertura "It Ain't What It Was" soprando seu alto com esperteza e liberalidade. Em "In Waves of Dreams" , Fortune demonstra similar virtuosismo tocando soprano, onde ele soa charmosamente interpretando um blues. Ele retorna ao alto para a melancólica "A Tribute to a Holiday" , um memorial tocante que relembra o diapasão e a entonação da eterna voz da cantora.

A influência de John Coltrane é bastante forte. Entretanto o título sugere Miles Davis, mas "The Blues Are Green" tem uma pegada em tempo médio que relembra Coltrane do início dos anos 1960. Fortune traz o ouvinte para participar, soando o alto como um chamado à glória do senhor. Ele aumenta o valor da aposta em "The Joneses", iniciando e encerrando a música com lirismo, com desapaixonada afirmação da flauta e incendiando a casa com o sax alto.

Steve Johns suinga tranquilamente na bateria, David Williams é uma rocha sólida no baixo e Michael Cochrane é frequentemente um pianista deslumbrante, porém “Last Night at Sweet Rhythm” é basicamente uma vitrine para Sonny Fortune. Após 50 anos sua estrela continua a brilhar.

Faixas: It Ain't What It Was; The Blues Are Green; Never Again Is Such A Long Time; In Waves of Dreams; A Tribute to a Holiday; The Joneses; Laying It Down.

Músicos: Sonny Fortune: saxofones alto e soprano, flauta; Michel Cochrane: piano; David Williams: baixo; Steve Johns: bateria.

Um comentário:

Maria da Conceição Paranhos disse...

Muito bom, harmonia e ritmo em sincro, bela melodia.