playlist Music

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SYLVIA BENNETT – SMILE (Self Produced [2010])


O grande repertório norte-americano é repleto de canções de amor que tem resistido ao teste do tempo através de incontáveis interpretações pelos maiores vocalistas no mundo. Em busca de novos caminhos para reformular tais standards sem utilizar as formulas já batidas. Sylvia Bennett toma seu desvio para vocalizar estas familiares canções e , com “Smile”( veja vídeo http://www.youtube.com/watch?v=9RzeoHsSSP4), traz nova vida aos standards frequentemente gravados. Bennett e seu produtor e guitarrista de longa data, Hal S. Batt, abstêm-se de utilizar qualquer instrumento de sopro em favor de um trio típico formado por piano, baixo e bateria, acrescido de Batt na guitarra e, adicionando um toque especial, o som da Vienna Strings, arranjado por Mike Lewis.

O vocal apaixonado de Bennett serve muito bem para ela atacar o repertório de forma estilística, começando e encerrando o programa com "Look of Love" de Burt Bacharach , suportando o álbum com uma clássica interpretação e suave versão pop, essencialmente se afastando do tema do projeto. O saudoso Charlie Chaplin provavelmente abrirá um sorriso após ouvir o tratamento que Bennett dá à sua imortal canção que intitula o disco, complementada pela deliciosa batida da guitarra de Batt contra o pano de fundo do belíssimo arranjo de cordas.

Na encantadora "Witchcraft", Bennett volta-se para uma brilhante performance coadjuvada pela sua bem escolhida banda. Residente em Miami, Florida, a vocalista invoca o reconhecimento dos músicos da área, incluindo o baixista e educador da Universidade de Miami, Chuck Bergeron, do pianista Mike Levine, do baterista Richard Bravo e do percussionista Sammy Figueroa.

As baladas românticas continuam com a clássica "Shadow of Your Smile" e "The Very Thought of You" de Ray Noble com o doce vocal de Bennett providenciando um toque enternecido. Temperando a música, desde boleros até a bossa nova e estilos latinos, algumas delas como "Make Someone Happy" e o standard de Cole Porter, "Night and Day", inclui a delicada percussão de Figueroa, exceto em "Where or When" onde a batida é mais intensa.

Bennett apresenta sua mágica com as estelares leituras de "Fly Me to the Moon" e "What a Difference a Day Makes". Diante do estilizado pop final de "Look of Love" ,ela providencia um bônus de "Smile" , desta vez entitulada de "Sonrie", apresentando a letra em espanhol , acompanhada mais uma vez pelo maravilhoso instrumental e cordas. Dentro do gênero romântico de canções do jazz, o tratamento dado a esta música por Bennett demonstra uma experiência musical merecedora da bem conhecida "Smile".

Faixas: Look of Love; Smile; Witchcraft; Shadow of Your Smile; The Very Thought of You; Make Someone Happy; I'll Be Seeing You; Where or When; Love is Here to Stay; Night and Day; Fly Me to the Moon; What a Difference a Day Makes; Sonrie; Look of Love.

Músicos: Sylvia Bennett: vocal; Chuck Bergeron: baixo; Mike Levine: piano; Richard Bravo: bateria; Hal S. Batt: guitarra; Sammy Figueroa: shaker (6, 8, 10); Mike Lewis: arranjador de Vienna Strings.

Fonte : All About Jazz / Edward Blanco

Um comentário:

Anônimo disse...

I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.