
As mais importantes contribuições para o jazz de David Weiss têm sido os projetos que concebe e coordena. Seu último empreendimento é “The Cookers”, cujos componentes têm 250 anos de experiência coletiva e mais que 1.000 de créditos. Weiss toca trompete e Craig Handy saxofone alto e flauta. Então há cinco grandes músicos, mas relativamente passam por cima de pesados acertos. Melhor conhecidos nos 1960 e 70, que ainda podem exibir seus talentos : Billy Harper (saxofone tenor), Eddie Henderson (trompete), George Cables (piano), Cecil McBee (baixo) e Billy Hart (bateria).
“The Cookers” não é um típico grupo de estrelas, mas uma compacta banda de trabalho. Eles estão juntos desde Junho de 2007 e têm
“Close to You Alone” de McBee é como todas as melhores baladas : exibe um balanço emocional com reserva dignificante. É apresentada por Handy, cuja entonação no saxofone alto é luminoso , porém suficientemente humano para ser inteiramente puro. Ele examina apaixonadamente a canção e outros instrumentos de sopro vêm tranquilamente seguindo-o para reforçar os crescendos.
“Capra Black” e “Priestess” de Billy Harper são hinos dramáticos, com solos turbulentos do compositor. Em “Capra Black” ele se introduz com bramido gutural. Do mesmo modo, “Priestess” lança Harper como um estilingue. Não há nenhum saxofonista tenor na corrente cena jazzística cuja entrada em cena possa criar tal choque de adrenalina. (Houve um chamado Coltrane.).
Faixas :
1. The Core
2. Spookarella
3. Close To You Alone
4. Priestess
5. Sweet Rita
6. Capra Black
7. Ladybugg
8. U Phoria
Fonte : JazzTimes / Thomas Conrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário