Lembram do tempo em que o jazz e a dança eram simpáticos parceiros?. Onde o suíngue e sapateado intercambiavam com música ao vivo e coreografias calorosas em reuniões, salões e clubes?. Provavelmente não, mas a pianista Geri Allen faz isto, bem como reflete os momentos de ouro deste passado e ousa criar em “Geri Allen & Timeline Live”.
“Timeline” de Allen consiste em um grupo extremamente versátil que inclui o veterano baixista Kenny Davis (que tem atuado com Cassandra Wilson, Don Byron), o entusiasmante jovem baterista Kassa Overall, e com a adição neste quarteto único, do fenômeno do sapateado Maurice Chestnut, que traz um mágico trabalho e musicalidade no filão do falecido Gregory Hines e do contemporâneo Savion Glover.
Gravado em 2009 no Oberlin Conservatory of Music em Ohio e no Reed College em Portland, Oregon, esta é a primeira gravação ao vivo de Allen em 25 anos de carreira e é , igualmente, um impressionante companheiro para o seu projeto solo “Flying Toward the Sound (Motema 2010)”. Tocando só ou com um grupo, os lançamentos são distintos olhares dentro do potencial criativo da pianista.
Audivelmente, o ataque de "Philly Joe" demonstra que este pássaro é levemente diferente, iniciando com um espirituoso duelo entre bateria e sapateado. Os sapatos metalizados de Chestnut improvisam mais rápido que as armadilhas multicoloridas do seu parceiro Overall. Do improviso balançado de Allen e Davis para o show entre os dois percussionistas , a faixa sinaliza que o evento, aprovado com entusiásticos aplausos pela plateia do Harlemes que valeu o preço do ingresso.
O repertório de Allen é impetuoso como sua forma de tocar. Em um momento o quarteto vangloria-se em "Four By Five" de McCoy Tyner, enquanto nos seus 17 minutos de "The Western Wall / Soul Eyes" os músicos movimentam-se com cores impressionistas em um eclético e quase irreconhecível alteração do standard do pianista Mal Waldron a desenvolver a clássica melodia. Balanço e alternâncias são encontrados nas intercalações entre o ciclônico sapateado e as teclas em "LWB's House" ou na alegre fusão de George Gershwin e Billie Holiday em "Embraceable You / Loverman." Os instrumentos dos músicos, incrementados pelo sapateado de Chestnut, evocam imagens criativas e atrativas.
A linha de tempo do trabalho referencia a série contínua da música e cultura Afro-Americana em "Ah Leu Cha" de Charlie Parker e a tributária "In Appreciation", dedicada à memória do ícone dos Direitos Civis, Rosa Parks. Ambas são matrizes. A primeira suinga verdadeiramente para a memória de Bird, com o brilho de Overall e Chestnut. A outra é um agitado soul-blues, que claramente deixa a plateia querendo mais.
Esperamos que Geri Allen and Timeline (e outros) continuem a explorar as diversas possibilidades que estas formas de arte congêneres podem partilhar. Ver não é necessário para acreditar, mas a adição de dois vídeos com as performances enriquecem o CD, garantindo maior desfrute.
Faixas: Philly Joe; Four By Five; The Western Wall / Soul Eyes; LWB's House; Embraceable You / Loverman; Ah Leu Cha; In Appreciation.
Músicos: Geri Allen: piano; Kenny Davis: baixo; Kassa Overall: bateria; Maurice Chestnut: percussão.
Fonte : All About Jazz / Mark F. Turner
Nenhum comentário:
Postar um comentário