playlist Music

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

JOHN FEDCHOCK – LIVE AT THE RED SEA JAZZ FESTIVAL (Capri Records [2010])



Toda vez que outro projeto musical do trombonista/arranjador nominado ao Grammy, John Fedchock, é anunciado, o que mais frequentemente vem à mente é outro álbum de big band com a sua renomada New York Big Band. Não desta vez. O que há é a gravação de estreia do The John Fedchock NY Sextet, a partir de uma performance ao vivo feita em 2008 no The Red Sea Jazz Festival ocorrido na Cidade de Eilat, Israel, descrita como um oásis ao sul do deserto de Negev, localizado ao norte do Mar Vermelho. Após assistir ao show do grupo apresentado em rede nacional por um canal de televisão israelense, e ficando impressionado com a excepcional qualidade do áudio, Fedchock decidiu obter essa gravação para documentar a brilhante apresentação em "Live at the Red Sea Jazz Festival."


Desde “Hit The Bricks (Reservoir 2000)”, o trombonista não apresentava seu sexteto em uma gravação. Três membros daquele grupo — o trompetista Scott Wendholt, o pianista Allen Farnham e o baterista Dave Ratajczak (também membros da sua New York Big Band), retornam para este trabalho, enquanto o baixista Dave Finck e o saxofonista Walt Weiskopf são companheiros de Fedchock da Eastman School of Music. Exceto pelo frequentemente gravado e longo standard do jazz de autoria de Ellington/Mills/Tizol, "Caravan," com catorze minutos de duração, o restrito repertório do disco é composto por peças que a banda já executou antes.


Gravado em Agosto de 2008, as duas noites das performances vieram a ser como um desafio na temperatura escaldante, o que explica o calor da música. Um artista altruísta, que , às vezes, atua mais na função de suporte, Fedchock providencia imensos espaços para os mebros de sua banda explorarem e improvisarem em seus solos. Não obstante, ser o trombonista que se espalha na abertura ,"This Just In" antes dos benvindos acordes do piano de Farnham. Surpreendente está Weiskopf, cujo excitante e espantoso comando do registro alto do tenor, como confirmado por Fedchock, faz seu saxofone soar como um sax alto. Uma amostra do aquecido hard-bop "That's All Right" demonstra como tão bom é este músico.


Wendholt ainda não está muito eficiente, apresentando poucos maravilhosos embates, nenhum melhor do que os apresentados no disco "Moon Alley" de Tom Harrell, onde a o flugelhorn veio a ser a voz instrumental escolhida nos belos números de baladas. Farnham apresenta sua notoriedade, mostrando sua ampla proficiência na provocante e variada "Elvin's Empire" , jogando delicadamente com o fraseado do trombone de Fedchock, bem como com a adicional loucura do tenor de Weiskopf.


O trabalho encerraria após a performance de "Caravan", mas a banda retornou para mais um número , homenageando a multidão com uma breve e blueseira "Not So New Blues". Não há mais questões sobre esta versão do The John Fedchock NY Sextet. Sua performance é eletrizante e “Live at the Red Sea Jazz Festival” captura a energia, fogo e calor gerado pela banda em um trabalho originalmente feito sem a intençaõ de gravar, mas que felizmentevem para a apreciação dos jazzistas de todo lugar.


Faixas: This Just In; That's All Right; Elvin's Empire; Moon Alley; Caravan; Not So New Blues.


Músicos: John Fedchock: trombone; Scott Wendholt: trompete, flugelhorn; Walt Weiskopf: saxofone tenor; Allen Farnham: piano; David Finck: baixo; Dave Ratajczak: bateria.


Fonte: All About Jazz / Edward Blanco

Nenhum comentário: