Durante uma carreira de quase 20 anos, Cyrus Chestnut tem crescido a ponto de ser um dos mais estimados e produtivos pianistas de jazz . “Journeys” marca o 16° lançamento sob seu nome. Ele regularmente atua com seu trio e participa de numerosas gravações e de trabalhos com outros músicos.
Tendo um aprendizado com a incomparável vocalista Betty Carter, o toque de Chestnut apresenta um estilo e uma técnica virtuosa que o torna comparável a legendas do jazz, que vão de Jelly Roll Morton e Oscar Peterson a Tommy Flanagan. Dissociado de um estilo particular, ele apresenta um amplo vínculo com suas raízes na música sacra, plantada por seu pai, um pastor.
“Journeys” apresenta seus atuais companheiros de excursão – o baixista Dezron Douglas e o baterista Neal Smith— exibindo uma apreciável gravação que amplia a exposição do seu perfil composicional em nove músicas.
O disco inicia com uma explosão em "Smitty's Joint" com os dedos de Chestnut se embaraçando no teclado. Douglas adiciona uma pitada espirituosa no baixo e Smith contribui vigorosamente. Chestnut então brinca com o único standard do álbum, a venerável "Lover" de Rodgers e Hart, alterando o tempo e trazendo filigranas do bop.
Do começo ao fim, embeleza as canções com formas criativas. Em "Eyes of an Angel" ele utiliza efeitos de vibração para decorar uma simples melodia , enquanto "Little Jon" começa com uma repetição de uma frase musical e provoca um clímax excitante.
Com a faixa título, Chestnut evoca uma jornada : uma majestosa marcha para a atuação da bateria de Smith. "Yu's Blues" é um melancólico blues de fim de noite, com a atuação sombria de Douglas incrementando o sentimento.
"Goliath" é a peça admirável do álbum com sua complexa estrutura iniciando tranquilamente , mas movendo-se para um atrativo e misterioso clímax em meio a um turbilhão de notas de Chestnut, posta sobre a firme linha do baixo de Douglas. Esta música representa o que Chestnut mostra através da viagem —uma habilidade surpreendente com inesperadas mudanças e fraseado provocativo.
Faixas: Smitty's Joint; Lover; Eyes of An Angel; Little Jon; New Light; Journeys; The Flowers On The Terrace; Yu's Blues; In The Still Hours; Goliath.
Músicos: Cyrus Chestnut: piano; Dezron Douglas: baixo; Neal Smith: bateria.
Fonte: All About Jazz / Larry Taylor
Nenhum comentário:
Postar um comentário