Esta foi a última gravação de Hadley Caliman antes da sua morte, decorrente de um câncer de fígado, em Setembro. Gravado com seu velho amigo e companheiro , o saxofonista tenor Pete Christlieb em Novembro de 2009, encontra Caliman com espírito elevado e pleno de energia. É um ótimo disco de jazz no estilo mainstream, apresentando um vigor confortante de uma batalha de tenores. Os estilos dos dois , que não haviam gravado juntos desde que trabalhavam na cena jazzística da Central Avenue , em Los Angeles, nos anos 60, complementam-se mutuamente muito bem.
As músicas estendem-se desde uma homenagem a Dexter Gordon, “Little Dex” (um apelido inicial de Caliman), passando por uma agitada composição de Caliman, “Comencio” (ótima duplicidade dos saxes na linha de frente), uma bela interpretação de “Up Jumped Spring” de Freddie Hubbard, uma melancólica e romântica “Gala” de Caliman e uma música bem conhecida do pianista Bill Anschell, “Wide Stance”, que estaria perfeita para o Jazztet de Farmer-Golson .
A concepção de Caliman é mais extensa e acalorada que hermética, já Christlieb está mais concentrado. Mesma elegância , enquanto mergulham nos seus trabalhos dos anos 60, a concepção de Christlieb parece mais moderna, enquanto que Caliman está mais fundamentado em Dex, Bird e Coleman Hawkins. Não que qualquer destas faixas ultrapassem limites, mas este não é o ponto. “Reunion” é sobre uma conexão e afirmação, mais do que uma apresentação.
Há , também, contemporaneidade e espontaneidade. Uma das melhores faixas é uma versão acelerada de “Love for Sale” que transforma o sabor sentimental em algo moderno e excitante . Em tudo, um álbum satisfatório.
Faixas : Little Dex; Up Jumped Spring; Comencio; Gala; I Thought About You; Nasty Green; Wide Stance; Dream On; Love For Sale.
Músicos : Hadley Caliman: saxofone tenor;Pete Christlieb: saxofone tenor ;Bill Anschell : piano ; Chuck Deardorf : baixo; John Bishop : bateria.
Fonte : JazzTimes / Carlo Wolff
Nenhum comentário:
Postar um comentário