playlist Music

domingo, 30 de janeiro de 2011

JOE LOVANO / US FIVE – BIRD SONGS ( Blue Note Records [2011])





O gigante do sax, Joe Lovano, tem se desenvolvido para fazer parte da galeria dos grandes do jazz, e tem sido aplaudido como solista e líder através dos , aproximadamente, 40 anos de carreira. Enquanto parece surpreendente que audiências tenham esperado o seu 22° álbum para um tributo a Charlie Parker,” Bird Songs” demonstra, uma vez mais, que Lovano faz as coisas do seu próprio jeito e grandes e excelentes realizações são esperadas.


Lovano e sua banda Us Five apresenta músicas que "Bird" compôs e tocou , mudando para sempre a forma do jazz . Muitas destas canções começaram como improvisações , expandindo-se em peças experimentais ou revolvendo terreno para iniciantes e outras vantagens similares. A técnica de Lovano impressiona, não importa o contexto, mas ” Bird Songs” se curva muito mais do que a seus dedos. Lovano deconstroi as melodias angulares de Parker e as retira das apresentações mais conhecidas : a reviravolta de uma frase em "Passport " insere-se em um insistente acompanhamento latino improvisado ; "Ko Ko" é segmentado em escalas e tempos; e "Donna Lee" é interpretada dentro de uma ampla balada, enquanto "Moose the Mooche" alonga-se dentro de uma divertida batida.


Estas interpretações abrangentes permite a plenitude de espaço para a expressiva interação e solos arrebatadores. Otis Brown III e Francisco Mela tocam bateria juntos,tecendo um tapete polirítmico que adiciona complexidade sem oprimir o conjunto. O pianista James Weidman passeia sobre os tempos fracos dos compassos em numeros rápidos como "Passport", enquanto sintoniza Bach e Bill Evans em lúcidas e reflexivas linhas em "Lover Man". A baixista Esperanza Spalding tem presença sutil, sensível e suingante com solos em "Lover Man" e "Dewey Square" colocando-se acima com imaginação. Spalding e o restante do Us Five sabem quando reforçar e reagir sem meios-termos para a imaginação sem fim do líder.


Do tradicional bop em "Passport" ao rico e melancólicos trilos durante a leitura de "Yardbird Suite", Lovano combina a audácia harmônica e rítmica do jazz moderno com o fervor e a qualidade do início desta música. Humor e curiosidade marcam a passagem das frases. Seu leve e pulsante sax tenor é apresentado em diversas faixas, ainda favorece a indulgência do toque de Jackson Pollock , ao utilizar o aulochrome em "Birdyard" em linhas agressivas e pungentes harmonias tão facilmente quanto o tom sonoro e arredondado que ele expressa no sax soprano em "Lover Man". Deverá haver poucos obstáculos para um instrumentista deste calibre, no entanto Lovano continuamente desafia a si e a seus colegas.


Como você homenageia alguém que deu ao mundo uma música tão original e excitante? . Retribuindo o favor. “ Bird Songs” é um apropriado tributo para um artista que nunca quis tocar do mesmo jeito duas vezes.


Faixas: Passport; Donna Lee.; Barbados; Moose the Mooche; Loverman; Birdyard; Ko Ko; Blues Collage (Carvin' the Bird-Bird Feathers-Bloomdido); Dexterity; Dewey Square; Yardbird Suite.


Músicos: Joe Lovano: saxofones; James Weidman: piano; Esperanza Spalding: baixo; Otis Brown III: bateria; Francisco Mela: bateria.


Fonte ; All About Jazz / Andrew J. Sammut

Nenhum comentário: