playlist Music

sábado, 22 de janeiro de 2011

LENNY WHITE – ANOMALY (Abstract Logix [2010])



Aos 25 anos, Lenny White estabeleceu sua reputação como um dos melhores bateristas do jazz-rock e fusion, tendo atuado com 19 anos em “Bitches Brew (Columbia, 1969” do trompetista Miles Davis e formado a formidável equipe rítmica ao lado do baixista Stanley Clarke no seminal grupo de fusion de Chick Corea, Return to Forever (RTF). Em cerca de trinta anos entre o fim do RTF e sua volta em 2008, White tem gravado com uma longa lista de músicos de jazz, que estão no topo da galeria, como os saxofonistas Stan Getz, Joe Henderson e Jackie McLean, o pianista Andrew Hill, o trompetista Freddie Hubbard e o baixista Ron Carter. Álbuns solos têm sido intermitentes, assim é um evento de destaque quando White lança seu primeiro disco como líder desde “Edge (Hip-Bop, 1999)”. Essencialmente, este é um álbum com pesada pegada de rock , embora possuindo elementos de exploração e improvisação que caracterizou o jazz-rock e o fusion do início de sua carreira .

White nunca deitou sobre seus lauréis, e a despeito da composição de “Anomaly” por pesos pesados da música fusion, o repertório é apropriadamente variado , com rock, funk, fusion e o incremento colorido do R&B com ocorria em sus lançamentos nos anos 90.

Há definitivamente uma predominância do rock na música, comparado com o resto da sua discografia. "We Know" explode com grande e pesado riff, apresentando marcantes solos dos guitarristas Nick Moroch e David Bendeth , e no outro lado um instantanemente reconhecível solo do baixo de Stanley Clarke. Mesmo na faixa de R&B, como a cativante “Forever", há a marca agitada e moderna do guitarrista Jimmy Herring.

A graciosa "Dark Moon" aventura-se no território jazzístico, como bom gosto da guitarra do compositor David Gilmore e um solo do pianista Bernard Wright , que mantém a linha melódica da composição, suportada por White e pela sólida pegada transgressora do baixista Victor Bailey, fazendo desta faixa um ponto de destaque do álbum . A "Gazelle" de Joe Henderson tem mais evidências fusion com Bailey e White impulsionando a música e solos encantadores do tecladista George Colligan e do guitarrista Tom Gurna . Colligan e Bailey suingam sobre expansivas torrentes de White.

White soa no topo da sua forma em “Anomaly”. Sua pegada é impressiva na composição do guitarrista Guarna, "If You Dare", sendo completamente irressístível, com um ritmo ligeiro e constante uso suingante dos címbalos, com o auxílio do formidável Bailey. White e Bailey combinam maravilhosamente outra vez na roqueira "Election Day", um das oito composiçãoes de White, e apresenta uma inesquecível melodia e mais um estonteante trabalho da guitarra de Moroch.

"Catlett out of the Bag" é uma transpirante experiência no campo do jazz-funk , com as vibrantes harmonias do saxofonista Danny Walsh e do trompetista Tim Ouimette, enquanto "Anthem" é um memorável número de rock com progressivas nuances e a épica "The Wait has lifted the Weight" encerra o CD de forma lenta e blueseira.

“Anomaly” é uma ótima adição à discografia de White com o baterista no auge dos seus consideráveis poderes de performance.

Faixas: Drum Boogie; We Know; Forever; Dark Moon; Gazelle; If U Dare; Election Day; Coming Down; Catlett Out of The Bag; Water Changes Everything; Anthem; The Wait Has Lifted the Weight.

Músicos: Lenny White: bateria, teclados (2, 3),todos os instrumentos (10), vocalização(12); Nick Moroch: guitarra (1, 2, 7); Tom Guarna: guitarra (1, 3, 5-9, 11); Donald Blackman: órgão, (1), piano (12); George Colligan: órgão, (1), teclados (3, 5-8, 11); Vince Evans: teclados (1, 3-4, 7-9, 12); Bernard Wright: baixo sintetizador (1, 9), piano (4, 12) teclados (7-10, 12); Victor Bailey: baixo(1, 3-8); David Bendeth: guitarra (2); Stanley Clarke: baixo (2); Jimmy Herring: guitarra (3); David Gilmore: guitarra (4); Mike Clarke: bateria (9); Danny Walsh: saxofones alto e tenor (9); Tim Ouimette: trompete e e trombone (9); Jerry Z: órgão (9); Chris Williams: vocal (10); Vaneese Thomas: vocal (10); Gregory Clark: vocal (10); Nicki Richards: vocal (10); Irene James: vocal (10); Michelle Weeks-Reynoso: vocal (10); Richie Goods: baixo (11); Charles Fambrough: baixo acústico (12).


NR: Para uma melhor ideia sobre o atual trabalho de Lenny White, segue vídeo gravado no The Iridium Jazz Club http://www.youtube.com/watch?v=8Iz3m7mdwiw

Fonte : All About Jazz / Ian Patterson



Nenhum comentário: