Lew Tabackin começou a estabelecer sua marca nos anos 60, excursionando ou gravando com Maynard Ferguson, the Thad Jones/Mel Lewis Orchestra, Duke Pearson, Joe Henderson, Elvin Jones, Donald Byrd e The Tonight Show Band. De 1968-69, ele foi o principal solista da Danish Radio Orchestra. Ele ajudou sua esposa , Toshiko Akiyoshi, a formar sua longeva orquestra tão logo migrou para a California, fazendo parte do seu time de solistas estelares durante as três décadas de sua existência, entretanto o veterano saxofonista tenor desfruta de ocasionais oportunidades para gravar como líder de seus pequenos grupos , tipicamente sem a utilização de piano. Desde que deixou a Akiyoshi-Tabackin Jazz Orchestra, Tabackin tem gravado duetos e quartetos com sua esposa, em adição aos seus trios e quartetos com outros músicos, a maioria para selos europeus e japoneses.
Este concerto de 2009 na República Checa foi parte de um festival promovido, produzido, gravado e divulgado comercialmente sob os auspicios do presidente do país, Václav Klaus, que também atua como mestre de cerimônia no início do disco. Tabackin convidou o baixista Giuseppe Bassi e o baterista Roberto Gatto para acompanhá-lo nesta turnê europeia, com o trompetista Flavio Boltro com convidado especial em várias faixas. O saxofone tenor de Tabackin abarca muitas facetas dos estilos swing e bop, enquanto sua flauta tem um sabor mais mísitico do Oriente.
O robusto tenor de Tabackin está mágico nas canções do vasto repertório de Duke Ellington, incluindo as apaixonadas interpretações de "What Am I Here For" e "In a Sentimental Mood". A interação entre Tabackin e Boltro na introdução de "What is This Thing Called Love" é grandiosa,entretanto a peça entra em um processo de combustão lenta , uma atuação estimulante de bop com o acréscimo da seção rítmica. O tratamento enviesado do tenorista para "Tricotism" de Oscar Pettiford é às vezes sutil, mas a divertida canção é intercalada com paradas ocasionais. Passando para a flauta, Tabackin revisita sua exotica composição "Return to Pan", engajando-se em um vibrante dueto com Gatto, utilizando sopros dobrados e linhas cantadas a la Rahsaan Roland Kirk. Sua atuação em "Wise One" de John Coltrane é uma meditativa obra prima.
Faixas: Úvod by Prezident Václav Klaus; What Am I Here For?; Wise One; Tricotism; Chasin' the Carrot; Return of Pan; What is This Thing Called Love; You Don't Know What Love Is; In a Sentimental Mood.
Músicos: Lew Tabackin: saxofone tenor, flauta; Flavio Boltro: trompete; Giuseppe Bassi: baixo; Roberto Gatto: bateria.
Fonte : All About Jazz / Ken Dryden
Nenhum comentário:
Postar um comentário