Qualquer pessoa que pensa que os Srs. Marsalis não oferecem surpresas necessitam apenas ouvir “Donna Lee” a faixa de abertura de “Music Redeems”, a gravação de um concerto dentro da tradição da família em homenagem ao pianista e patriarca Ellis Marsalis. A faixa apresenta Ellis, o trompetista Wynton e o filho mais novo, Jason, assobiando o tema em um solo improvisado. O assobio é em si uma grande surpresa, mas o surpreendente é que Jason sobrepuja Wynton em imaginação e imprevisibilidade. É um ponto de destaque inicial entre muitos deste excelente , se de algum modo desnecessário, álbum.
Ellis é a estrela do “Music Redeems”, líder e instrumentista. Ele tem um toque e, igualmente, um ritmo brilhante, preenchendo um arranjo do grupo da sua composição “Syndrome” ( http://www.youtube.com/watch?v=YYCsvYLV2R4&feature=related), e com delicadas figuras de dança e um solo lírico em “After” com o passo usual da Broadway . Ele também toca um delicioso dueto em “Sweet Georgia Brown” com Harry Connick Jr., seu antigo aluno. Esta performance registra dois pontos valiosos : um, que o magistério de Ellis emparelha com sua musicalidade, e , dois, que Connick é muito mais interessante como pianista do que como cantor.
Seus filhos brilham também. Branford é o mais consistente, misturando blues com inteligência em “Monkey Puzzle” e esbanjando suíngue, embora pressagiando o mesmo em “Teo”. Mesmo Ellis III entra em ação , lendo um poema de sua autoria , aliás muito bom , para seu pai. O maior defeito do disco não são os músicos , mas a produção. O número final , “Second Line”, traz a seção de metais marchando entre a plateia, sem microfones, deixando Ellis no palco com o baixista Eric Revis e o baterista Herlin Riley, compondo uma inaudível linha de frente. É uma patente mancha escura, por outro lado, em um disco entusiasmado.
Faixas
1. Introducing... the Marsalis Family
2. Donna Lee
3. Wynton and Branford Speak
4. Monkey Puzzle
5. After
6. Syndrome
7. Sweet Georgia Brown
8. Harry Speaks
9. Teo
10. Man and the Ocean, The
11. At the House, In Da Pocket
12. 2nd Line, The
Músicos: Ellis Marsalis III (recitação); Jason Marsalis (assovio, vibrafone, bateria); Branford Marsalis (saxofone); Wynton Marsalis (trompete); Delfeayo Marsalis (trombone); Ellis Marsalis, Harry Connick, Jr. (piano); Herlin Riley (bateria).
Fonte : JazzTimes /Michael J. West
Nenhum comentário:
Postar um comentário